O Mockupstock chega para ajudar criativos e marcas a ambientarem suas peças publicitárias de forma realista
A Euphoria Creative, em parceria com a JCDecaux, líder global em Out-of-Home (OOH), lança o Mockupstock, a primeira plataforma gratuita de mockups para OOH no Brasil. A iniciativa nasce da necessidade do mercado publicitário brasileiro de contar com um banco de imagens alinhado à paisagem urbana nacional, já que a maioria das opções disponíveis não representa com precisão o cenário local.
Para Marcelo Rizério, CCO da Euphoria Creative e idealizador do projeto, o Mockupstock vem para preencher essa lacuna. “A ideia surgiu a partir da dificuldade enfrentada por criativos na hora de ambientar suas artes de maneira realista. Muitas vezes, diretores de arte não encontram referências visuais compatíveis com o cenário urbano real de São Paulo e outras regiões do Brasil para aplicar seus layouts”, comenta Rizério.
Para impulsionar o lançamento, a JCDecaux promoverá uma série de ativações, com destaque para peças veiculadas em relógios urbanos e no metrô, próximas às agências de publicidade. Como parte da estratégia, relógios de rua localizados em frente a agências como David, WMcCann, Africa e Almap exibirão mensagens direcionadas aos criativos, como: “Precisando de mockups brasileiros para sua apresentação? Conheça o MockupStock by JCDecaux.” A campanha contará com ações nas redes sociais.
“Nosso objetivo é facilitar o dia a dia desses profissionais, oferecendo uma ferramenta que reflita, de fato, a paisagem urbana brasileira. Por meio da plataforma, queremos eliminar qualquer barreira e garantir que as marcas possam visualizar suas ideias de forma mais fiel ao ambiente onde serão veiculadas”, afirma Silvia Ramazzotti, Diretora de Marketing da JCDecaux.
“A iniciativa da JCDecaux supre uma carência grande: trazer imagens de qualidade para as apresentações e também de contextualizar os ativos. O OOH permite criar pensando no meio e no ativo. Sem dúvida, uma ferramenta importante e valiosa”, afirma Zico Farina, ECD da Streetwise.
“Uma das partes mais importantes de uma campanha é a apresentação para o cliente. É quando a ideia ganha forma, com exemplos visuais e layouts. Se mostrarmos como as peças vão aparecer de verdade nas ruas, fica mais fácil para o cliente imaginar tudo acontecendo. É como visitar um apartamento mobiliado — quando você consegue visualizar, ele já começa a existir na sua cabeça.” comenta Mauro Villas-Boas, Diretor de Criação.
No site Link já estão disponíveis mockups de relógios de rua, abrigos de ônibus, mobiliários urbanos, displays em aeroporto e estações de metrô localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza. A expectativa é que mais OOHs sejam disponibilizados no futuro.
Ficha técnica:
Agência Criativa: Euphoria Creative
Criação: Marcelo Rizério, Ricardo Alonso, Bianca Fratus, Henrique Soares, Alana Marques e Mayara Schwab
Estratégia: Caio Del Manto, César Villas Bôas, Roberta Balbino e Paula Baião
Atendimento: Andressa Fukunaga, Amanda Teixeira, Paula Porto, Christyan Esper e Carolina Carraretto
Mídia: Tiago Santos, Eliane Bernardino, Lucas Uehara, Cauan Carvalho e Thayna Oliveira
Produção: Cris Almeida, Larissa Gonzaga e Alinie nascimento
Desenvolvedora: Kaizen Company
COO: Luciano Alves
Tech Lead: Guilherme Fernandes
Design Lead: Bárbara Jucá
Project Manager: Bruna Pardo
Developer: Felipe Fernandes
Customer Success Lead: Gustavo Modena
Desenvolvedora: Dexa
Frontend Developer: Alexandre Lima
Frontend Developer: Wander Lima
Technology Director: Jean Kresko
Project Manager & Scrum Master: Sharon Santos
Account Manager: Ricardo Pinheiro
Director of Operations and Projects: Cláudia Welter
JCDecaux
CEO: Ana Célia Biondi Rodriguez
Diretora de Marketing: Silvia Ramazzotti
Diretor de Vendas: João Binda
Analista de Marketing Sênior: Bárbara Jorge
Coordenador de PR e Conteúdo: Rafael Goulart
Analista de Infraestrutura: Rafael Rodrigues