A parceria inédita entre a Volkswagen do Brasil e a Netflix, a primeira na América Latina a contemplar diversas histórias do serviço de streaming em uma única campanha publicitária, é uma megaprodução gravada inteiramente no Brasil. Como um protagonista em cena, o SUVW Tera é transportado para dentro das séries e do filme na campanha publicitária, com cenas 100% gravadas seguindo a autenticidade e universo Netflix, trazendo o novo sucesso da Volkswagen como parte dessas megaproduções.
“O Volkswagen Tera chega do jeito que ele nasceu para ser: protagonista de grandes histórias. E para conectar o lançamento mais importante da Volkswagen do Brasil nos últimos tempos com milhões de pessoas, dos mais variados universos e públicos, de um jeito totalmente novo, autêntico e surpreendente, fizemos uma parceria inédita com a Netflix na primeira campanha multihistórias do serviço de streaming na América Latina. O filme publicitário ‘Chegadas’ reúne cenas do SUVW Tera como personagem principal das séries La Casa de Papel, Wandinha, Cobra Kai, The Witcher e do filme Persuasão. É uma forma inovadora de unir vida real, ficção e entretenimento para estrear o Tera, um carro que é um convite a quem busca histórias incríveis nas séries, nas ruas e na vida”, afirma Livia Kinoshita, diretora de Marketing da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.
“O lançamento do SUVW Tera representa uma das estratégias mais ousadas, inovadoras e criativas da Volkswagen do Brasil. Temos o objetivo de ser uma marca cada vez mais humana e próxima das pessoas; para isso, conectamos o modelo ao entretenimento e ao estilo de vida contemporâneo. Tudo começou com um teaser do Novo Tera no Rock in Rio 2024, com o SUVW camuflado atrás de uma cortina de glass led. A avant-première inédita foi com o Tera desfilando na avenida mais icônica do planeta: a Marquês de Sapucaí, no Rio. Fomos a primeira montadora a revelar um automóvel durante o Carnaval, a maior festa popular do mundo. Depois veio o lançamento no C6 Fest, no Parque do Ibirapuera, seguido do maior Open Doors da história da Volkswagen: tivemos mais de 12.000 pedidos em 50 minutos, graças à nossa estratégia e à força da nossa rede de concessionárias. Agora, a campanha em parceria inédita com a Netflix chega para coroar essa trajetória de sucesso do Tera”, diz Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
O filme “Chegadas”, da AlmapBBDO, celebra o Tera como o novo ícone da Volkswagen, alinhando seu conceito à cultura pop contemporânea e transportando o carro para universos emblemáticos da Netflix, mostrando cenas em que a chegada do SUVW se torna um acontecimento cinematográfico, como de um protagonista. A ideia é reforçar que toda chegada do Tera é, de fato, memorável.
Para a construção da campanha, a excelência criativa da Netflix garantiu o melhor uso desses grandes conteúdos, sempre com foco na conexão do fã com o que cada uma dessas histórias tem de mais especial. E, como a iniciativa envolveu séries e filme de três países diferentes, escritórios da Netflix de outras localidades se engajaram para trazer insights que representassem a essência de cada produção.
“Na Netflix, acreditamos no poder das histórias para conectar pessoas, culturas e gerações. Quando as marcas entram nesses universos narrativos com autenticidade e criatividade, o impacto é imenso. A campanha do Tera com a Volkswagen é um exemplo claro de como entretenimento e publicidade podem se unir de forma autêntica para criar algo que vai além da tela. Mais do que uma inserção de produto, essa foi uma construção colaborativa entre criativos da AlmapBBDO, da Volkswagen e do nosso time criativo, que conduzem agências e marcas a explorarem o melhor da Netflix para contar uma nova história – e da atenção dos nossos assinantes também. Ao dialogar diretamente com os fandoms de séries como Wandinha, La Casa de Papel e The Witcher, conseguimos construir relevância cultural e emocional. É isso que torna essa campanha tão potente: ela parte de um engajamento verdadeiro do público e usa os ativos únicos da Netflix – nossas histórias e nossos fãs – para gerar conexão real entre marca e audiência”, comenta Fernanda Guimarães, diretora de Parcerias de Marca da Netflix no Brasil.
O conceito criativo da campanha – “Só pela chegada você já reconhece um ícone. Chegou o Volkswagen Tera. O novo ícone para sua nova era” – também traduz a missão de apresentar o SUVW Tera com uma entrada triunfal. O modelo 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil faz da Volkswagen a primeira marca no País a oferecer lA automotiva própria, reunindo alta tecnologia, segurança e preço competitivo. Com certeza, é o mais novo ícone da Volks.
“Nossa ideia foi inspirada na entrada triunfal de um protagonista, quando todos os olhares e atenções se voltam para esse personagem. A Volkswagen sempre teve seus carros icônicos, tal como Fusca e Gol. O Novo Tera traz essa mesma áurea, sendo o SUV que inaugura um segmento inédito para a Volks no País. Por isso, nada mais natural do que colocá-lo para brilhar dentro de alguns dos títulos mais conhecidos na Netflix”, comenta a dupla de criativos da AlmapBBDO, Francis Alan França e Gustavo Tasselli.
A campanha omnichannel estreará neste mês (junho) com plano de mídia abrangente de acordo com cada mercado. No universo dos streamings, a ação ganha ainda mais potência com desdobramentos criativos na Netflix, estabelecendo conexões com o público-alvo ligado em tendências e entretenimento. O filme foi produzido em parceria com a MyMama Entertainment e direção da dupla Kid Burro.
SUVW Tera quebrou novo recorde: teve mais de 12.000 pedidos em 50 minutos
O recém-lançado SUVW Tera já é um fenômeno de vendas! Com uma performance impressionante, a Volkswagen do Brasil surpreendeu o mercado: teve mais de 12.000 pedidos do Novo Tera em apenas 50 minutos. No maior Open Doors da história da marca, realizado no dia 5 de junho, nas 473 concessionárias da Volkswagen no Brasil, o SUVW Tera já provou, logo na abertura das vendas, que é o mais novo ícone VW. Clique aqui e saiba mais.
FICHA TÉCNICA
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: Volkswagen
Título: Chegadas
Produto: Tera
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Pernil
Direção de Criação: Francis Alan, Gustavo Tasselli
Criação: Francis Alan, Gustavo Tasselli
Atendimento: Christiano Bock, Mariana Nanes, Juliana Stern, Camila Teles, Vitória Silano, Isabella Nascimento
CSO: João Gabriel
Planejamento: Daniel de Tomazo, Marcelo Bazan, Isabela Panico, Mariana Teixeira
Estratégia de Conteúdo: Cristiana Uehara, Glaucia Oliveira, Jaíne Ramos e Ana Beatriz Lopes
Produção audiovisual: Diego Villas Boas, Vera Jacinto, Paula Buzzi e Aline Silva
CDMO: Rafaela Alves
Mídia: Luana Guerra Gallizzi, Laura Almeida Paganini Martins, Lucas Fanti Del Vage, Isadora Lee Barbosa e Fabiana Amorim Flavio
Mídia Performance: Rafael Henrique Marcelino de Oliveira, Bruna Silva Tavares, Mauricio Toledo e Marcelo Yutaka Misumi
Dados e BI: Bruno Miracco, Alba Oliveira, André Lembo e Aline De Jesus Torquato
Social Insights: Gustavo Arakawa e Leonardo Lago
Digital
SEO: Mayk Santos Souza, Jeniffer Elaina da Silva e Karina Nasser
UX: Paulo Savela e Mônica Salvador
Líder de Projetos: Sabrina Ramiles
Head of Creative Tech: Lilian Cavallini
Aprovação cliente: Lívia Kinoshita, Helena Oliveira, Thayrine Pivetta Guerino, Nathalia Furlan, Arthur Rocha, Laura Dante, Tomas Amorena, Jaqueline Saud, Hernan Failace, Milena Petronieri, Giovana Capelini e Marcela Lanna
Netflix:
Diretora de Parcerias de Marcas da Netflix Brasil: Fernanda Guimarães
Líder de Criação em Parcerias de Marcas da Netflix para América Latina: Daniela Albuquerque
Gerente de Parcerias de Marcas da Netflix Brasil: Dida Louvise
Gerente de Criação em Parcerias de Marcas da Netflix Brasil: Gabriel França
Gerente de Produção Criativa em Parcerias de Marcas da Netflix Brasil: Ricardo MagozoProdutora: MyMama Entertainment
Direção (Hero): Kid Burro
Direção (Pílulas): Ana Valente
Assistente Criativo: Luigi Madormo
Produtores: André Pinho, Mayra Faour Auad, Gabrielle Auad e Nathalie Gautier
Produção Executiva e Diretor de Coordenação: João da Terra
Diretora de Atendimento: Patricia Caldas
Atendimento: Rafael de Paula e Tabata Viana
Assistentes de Coordenação: Paulo Marco e Gabriel Eustaquio
Social Media: Eduardo Reis
EQUIPE DIREÇÃO
1° Assistente de Direção: Ju Pellegrino
2° Assistentes de Direção (Hero): Leticia Azevedo e Bia Oioli
2° Assistentes de Direção (Pílulas): Henrique Schaefer
FOTOGRAFIA HERO
Diretor de Fotografia: Bibi Bianchini
1° Assistente de Câmera: Paty Gimennez
2° Assistente de Câmera: Gabriela Bortolon
Video assist: Arthur Boeno
Logger: Juliano Moreira
Steadycam: Vinicius Corso
Técnico de Som Direto: Guilherme Cássio
Microfonista: Victor Mascarenhas
Gaffer: Beto Ramos
1° Assistente de Elétrica: Maurício Zucolotto Costa Leite
2° Assistentes de Elétrica: Flavio Pinheiro e Frederico Ramos
Ajudantes de Elétrica: Christian Spanamberg, Giovanni Dias, Paulo Jose O’Donnell, Lucas Coelho Rosa e Silva
Chefe de Maquinária: Carlos Leandro Nogueira da Rosa
1° Assistentes de Maquinária: Fabio Da Silva Dias
2° Assistentes de Maquinária: Walter Medaglia, Rodrigo Lopes e Ismael Santos
Ajudantes de Maquinária: Bruna Canto, Charles Gonçalves e Juan Carlos Rosa
2° UNIDADE “PÍLULAS”
Diretor de Fotografia: Dariely Belke
1° Assistente de Câmera: Marcelo Ostrovski
2° Assistente de Câmera: Gerson Fagundes
Video assist: Fabiano Faria Lins de Oliveira
1° Assistente de Elétrica: Cleber Kuhn
Ajudantes de Elétrica: Josué Da Costa Celaro e Claudio Rech Reginato
Maquinista: Alcimar Bairros da Silva
1° Assistentes de Maquinária: Marcelo Ferrugem
2° Assistentes de Maquinária: Breno Rizzon Filho
FOTOGRAFIA STILL
Fotógrafo: Ivan Abujamra
Assistente de Fotógrafo Still: Charles Willy e Eduardo Caparito
PRODUÇÃO
Diretora de Produção: Daniel Lombardi
Produtoras: Aline Simmi
2° Assistentes de Produção: Sofia Lombardi, Giulia Belmonte Kist e Victoria Valenti
ARTE
Direção de Arte: Vicente Saldanha
Assistentes de arte: Gabriella Olivo
Cenógrafo: Antonio Carlos Oliveira Gomes Da Silva
Produtor de Arte: João Vitor Copetti Teixeira
Produtor de Objetos: Camila Vettorazi e Daniele Chiquito
Assistente Objeto: Julia Melgarejo, Carolina Moreira de Souza Camargo
Contrarregra: Victoria Melgarejo
Assistente de Contrarregra: Gustavo Guga, Juliana Peres, Maikel Oliveira, Vinicius Gonçalves de Souza, Gabriel Filippi, Tarsila Louzano, Gustavo Maggi e Julio Cesar Noimann
Carregador Arte: Enzo Pereira Domingues e William De Souza Giehl
PRODUÇÃO DE ÁUDIO
Produtora de Áudio: Cabaret
Produção Musical: Guile Oliveira
Composição: Guilherme Azem e André Henrique
Mixagem: Gab Scatolin
Finalização: Rafael Laurenti e Mauro Kuschnir
Atendimento: Ingrid Lopes, Fernanda Crespo e Bárbara Russiano
Coordenação: Chandra Lima, Mavi Capelasso, Leonardo Vieira e Débora Mello
ELENCO
Produtores de Elenco: Amanda Michelini
Assistentes de Elenco: Jordan Maia e Kellen Linhares
Elenco Hero/Pílulas: Raul Villa, Alice Buchweitz, Alan Correia, Bruno Kriger, Ohana Homem, Sofia Costa, Jean Lucca, Mariana Carvalho, Helena Roche, Nicolas Reis, Martha Brito, Carolina Grando, Diego Medina, Ana Claudia Pereira, Philipe Philipsen, Arthur Felix, Pedro Friuk, Fafnir, Matheus Michelon, Tarina Sato, Alfredo Beber, Yohan François, Aline Lash, Andre Borges e Ricardo Gazola
LOCAÇÃO
Produtor de Locação: Bruno Palaoro
Assistente de Locação: Marcelo Frangipani, Carolina Arantes e Victor Curi
Figurinista: Betinha
Assistentes de Figurino: Tainá de Castro, Ananda Frazão, Dandarah Lanzine e Luíse Renon
Camareiras: Adriana Talaveira e Márcia Gorski
BELEZA / CARACTERIZAÇÃO
Caracterizador(a): Baby Marques
Make & Hair: Dan