Lançada a partir do Shopping Morumbi, novidade convida o público a desacelerar, sentir e viver a beleza como um gesto de reconexão
Existem locais onde a experiência prevalece. O novo conceito de loja da Natura, inaugurado a partir da unidade do Morumbi Shopping, é um desses espaços. São 150 metros quadrados desenhados para acolher os sentidos, em que tecnologia e natureza se entrelaçam para criar uma experiência que vai além da compra — mas também um convite a respirar mais devagar, ouvir e sentir.
A proposta é que ao atravessar o pórtico, o visitante se sinta em outro ritmo. A luz filtrada pelos pergolados de madeira faz referência ao sol que atravessa as folhas de uma copa amazônica. O som de água corrente e o perfume de óleos naturais conduzem a uma imersão que desperta o corpo e a memória.
“A Natura inaugura mais do que um novo conceito de loja, oferecemos uma experiência conectada à essência da marca Natura. Nela, tecnologia e natureza caminham juntas a conexão humana para criar momentos de cuidado e bem-estar. Nosso objetivo é que cada visita seja prazerosa, onde a loja seja um refúgio para que as pessoas possam ter conexão consigo mesmas. O espaço terá muita experimentação de produtos e serviços para nossos clientes, afirma Paula Andrade, vice-presidente de Omnicanalidade da Natura.
A luz natural percorre o ambiente, mudando de tom ao longo do dia, enquanto painéis digitais refletem o movimento das estações. Assinada pelos arquitetos Aldo Urbinati e Andrea Vosgueritchian, do Estúdio Tupi, o projeto do espaço traduz o pensamento da marca em formas como a leveza do vão livre modernista. “Buscamos, dentro das formas do modernismo brasileiro, aquelas que mais se assemelhavam aos princípios da Natura — especialmente sua visão singular de Brasil”, afirmam Urbinati e Vosgueritchian. “Encontramos nas pérgolas e nos pergolados duas imagens simbólicas: uma que remete ao vão livre, tão caro ao nosso modernismo e a um Brasil utópico; e outra, não menos moderna, mas mais metafórica — a ideia de ‘proteger do sol com uma peneira’, proporcionando sombra e brisa fresca. É dessa tensão poética que nasce a atmosfera da loja: um espaço de respiro, de encontro e de cuidado.”
Inovação, Bem Estar Bem e Regeneração
Na nova loja, a tecnologia também tem uma importante ferramenta. Com o Skin Analysis, a marca lê os sinais da pele — como rugas, manchas, olheiras — e recomenda, com precisão e delicadeza, a rotina Chronos Derma mais adequada a cada rosto. O Espelho Inteligente permite testar virtualmente diferentes tons e acabamentos de maquiagem, enquanto o Virtual Makeup transforma o espelho em um portal criativo: é possível comparar cores, visualizar o antes e depois e montar looks completos.
Em seu primeiro mês de operação, os visitantes contam também com serviços de maquiagem personalizada, oferecidos por profissionais da plataforma Bluma. O valor (R$149) é totalmente revertido em produtos das linhas Una, Faces e Chronos Derma — um convite à experimentação que devolve, em beleza e autocuidado, o investimento no próprio tempo.
No coração da loja, o espaço dedicado à linha Ekos transporta o visitante para a Amazônia. Sons de pássaros, brisa nas folhas e o murmúrio da água compõem uma paisagem sensorial. Tudo foi criado para lembrar que a natureza não está distante. No Espaço Naturé, o olhar da marca se volta aos pequenos. As crianças são convidadas a brincar no universo da linha infantil, desenvolvida para estimular a ludicidade.
“Queríamos criar um lugar para se sentir — e não apenas para se passar. Um espaço para se reenergizar, se cuidar e se conectar. Buscamos realizar o encontro entre a inovação e a sensorialidade, o físico e o digital, o humano e o natural”, complementa Márcio Temperini, Head Global de Store Design & VM da Natura. “A Regeneração é a nossa forma de estar no mundo”.
Os uniformes dos consultores foram criados por Flavia Aranha com fibras naturais e tingidos com pigmentos vegetais. Cada detalhe foi pensado para lembrar que a beleza é também responsabilidade compartilhada.
Na loja, os clientes são convidados a devolver embalagens usadas, que ganham um novo ciclo por meio da reciclagem, mostrando que pequenas atitudes podem gerar grande impacto. O programa de logística reversa da Natura – que já recebe embalagens e cartuchos de qualquer marca em todas as lojas desde 2020-, ganha uma novidade na unidade do Morumbi Shopping. Agora, conta com mecanismo gamificado que envia feedback quantificado aos consumidores via WhatsApp, informado sobre o impacto gerado na economia circular.
A inauguração do novo conceito é um marco que simboliza o retorno às origens para a marca, que nasceu em 1969 em uma loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo. O retorno ao canal, há 10 anos, foi justamente a partir de uma unidade no Morumbi Shopping. O varejo da Natura atualmente já ultrapassa 1000 lojas e tem sido um componente central da estratégia de diversificação de canais, visando ampliar a presença da marca em múltiplas ocasiões de compra dos clientes, sendo um ponto essencial de experimentação que conecta produto, experiência de marca e conveniência.
Nos últimos dois anos, a Natura dobrou sua participação de mercado em lojas e franquias, segundo atestado pela Worldpanel by Numerator (antiga Kantar). Em 2024, foi inaugurada uma nova loja a cada dois dias úteis. A excelência do atendimento e da experiência in loco é a base para o NPS 97 (Net Promoter Source), que mede a intenção de recompra e recomendação.







