Campanha estimula o público a reconhecer a importância da ação individual, como o descarte correto dos resíduos eletrônicos, para a construção de grandes resultados para o meio ambiente
Resumo rápido
- A Vivo lançou campanha para os 20 anos do Vivo Recicle, programa de coleta e reciclagem de eletrônicos criado em 2006.
- O conceito é “O trabalho é de formiguinha, mas o resultado é gigante”, criado pela Africa Creative.
- O filme é em animação e acompanha formiguinhas levando um MP3 player até uma loja da Vivo.
- Segundo a companhia, o programa já coletou mais de 5,3 milhões de itens, o equivalente a 232 toneladas.
A Vivo lançou uma campanha para marcar os 20 anos do Vivo Recicle, seu programa de coleta e reciclagem de eletrônicos. O conceito, criado pela Africa Creative, é “O trabalho é de formiguinha, mas o resultado é gigante”, e a execução é em animação, com estética pop.
“As pessoas querem ajudar, mas falta saber por onde começar. Nossa campanha mostra que cada gesto individual gera uma transformação gigante. Na Vivo, a sustentabilidade é parte da nossa estratégia e se traduz em iniciativas que aproximam as pessoas de escolhas mais conscientes”, diz Sabrina Romero, diretora de marca e comunicação da Vivo.
O filme
A narrativa leva o público ao universo pop e nostálgico dos anos 2000. No filme, um grupo de formiguinhas encara uma jornada urbana para carregar um MP3 player antigo até uma loja da Vivo, onde o aparelho recebe o destino correto.
“Sabíamos que, para falar de reciclagem eletrônica, precisávamos criar uma narrativa capaz de despertar curiosidade e encantamento. Por isso, demos vida a um grupo de formiguinhas com personalidades próprias, humor e até idioma próprio, que ajudam a transformar um tema muitas vezes distante em uma história divertida, pop e fácil de se conectar”, diz Heloisa Pupim, co-COO da Africa Creative.
A distribuição vai além de cinema e TV. Nas redes sociais, a campanha se desdobra em conteúdos como o “Formiguinha Responde”, em que as personagens esclarecem dúvidas sobre reciclagem e economia circular. O conteúdo também vai para as lojas da Vivo, que funcionam como pontos de coleta do programa.
Os números do programa
Criado em 2006, antes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que é de 2010, o Vivo Recicle já coletou mais de 5,3 milhões de itens, o equivalente a 232 toneladas de resíduos eletrônicos, segundo a companhia. Em 2025, foram 45 toneladas recicladas.
A empresa tem meta pública e voluntária de alcançar 375 toneladas de coleta de resíduos eletroeletrônicos até 2035.
Nas escolas, as ações em parceria com o voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizaram cerca de 32 mil alunos e educadores de 33 escolas públicas em 12 cidades brasileiras, com arrecadação de 37 toneladas. A companhia informa que está ampliando o programa para escolas particulares, com implementação iniciada em São Paulo e Curitiba.

