José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, mais conhecido como Boni, (Osasco, 30 de novembro de 1935) é um dos mais importantes produtores da televisão brasileira.
Começou sua carreira na Rádio Nacional no Rio de Janeiro, onde conheceu o dramaturgo Dias Gomes, com quem muito aprendeu. De volta a São Paulo, foi contratado pela TV Tupi, onde ficou até 1954, passando para a TV Paulista para ser assistente de direção artística.
Em 1966, Boni voltou à TV Tupi para dirigir o Telecentro junto com os já consagrados Walter Clark e Chico Anysio. Tempos depois surge Roberto Marinho e o projeto de criar um novo canal, a TV Globo.
Na Globo, Boni ganhou confiança e liberdade de Roberto Marinho para dirigir a programação da emissora. Foi assim que surgiram o Jornal Nacional, Fantástico e muitos outros programas que levaram a emissora carioca à liderança da audiência nacional.
Já na década de 80, Boni idealizou e criou o Projac, o maior centro de produção televisiva do Brasil, localizado em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Atualmente, é proprietário da emissora TV Vanguarda e consultor para a Rede Globo.
A Rede Vanguarda nasceu no ano de 1988, com a TV Globo Vale do Paraíba em São José dos Campos, primeira emissora realmente dedicada à região.
Em 2003, conquistou a concessão para instalar uma geradora na cidade de Taubaté.
Surgia assim, da união dessas duas emissoras, a Rede Vanguarda dos dias de hoje.
Como afiliada da Rede Globo, a Vanguarda leva aos seus espectadores o melhor da TV Brasileira. Com programação própria e bem regional, coloca no ar, diariamente, 4 telejornais com noticiário local e produz vários programas semanais exclusivos, além dos especiais, resgatando personagens e histórias da região do Vale do Paraíba ou aprofundando temas da maior importância para a comunidade.