Para acessar nossos Conteúdos PREMIUM exclusivos clique abaixo

Mercadinhos de bairro

Por uma série de razões e motivos, ainda os chamados mercadinhos de bairro não pegaram no Brasil, enquanto empresas de porte. Até hoje manifestações pontuais, e, quando no formato empresa, poucas lojas.

Não necessariamente um supermercado, não necessariamente uma loja de conveniência, dessas de postos de gasolina. Um tamanho no meio, e com uma consistente base para lanches e comidinhas rápidas.

Quem decidiu mergulhar de cabeça nesse território, agora, e escancara seus planos e intenções é uma rede de origem mexicana, a OXXO, no Brasil em parceria – joint venture – com o grupo mexicano FEMSA, e com a RAÍZEN.

A OXXO foi criada no ano de 1978 no México, hoje já são mais de 20 mil unidades.

No Brasil a joint venture deu origem ao GRUPO NÓS integralizado e controlador da rede OXXO e da rede SHELL SELECT, lojas de conveniência dos postos de gasolina.

Em entrevista a LARA SANT’ANNA, de ISTOÉ DINHEIRO, o CEO Rodrigo Patuzzo definiu o posicionamento e a ambição: “O GRUPO NÓS nasce com a responsabilidade de liderar o mercado brasileiro de conveniência e proximidade e ser reconhecido como a rede mais confiável”.

E o CEO do GRUPO RAÍZEN completa, “Estamos inaugurando um mercado por dia. Vamos chegar ao número 1000”.

Hoje a OXXO já se encontra presente em pontos específicos de cidades com grande densidade populacional. São Paulo, Campinas, Osasco, São Bernardo do Campo, Piracicaba, dentre outras.

Será que desta vez vai dar certo. Por enquanto, todas as tentativas têm apresentado resultados muito distantes dos desejados pelos investidores. E ainda não registram nenhum entusiasmo maior pela clientela desejada.

———————–

Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.

Confira o PDF na íntegra.

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore