Empreendedorismo de sucesso
Cuidar do corpo, da mente e do bem-estar tem se tornado cada vez mais prioridade entre as tarefas do dia a dia da população. Ao identificar essa tendência mundial, a empresária Cristiana Arcangeli iniciou, há 20 anos, um movimento que revolucionou o ramo de beleza.
Cristiana é empresária e atua no ramo de cosméticos desde a década de 80. Exemplo de iniciativa e sucesso é consultora de beleza e qualidade de vida multimídia que contribui amplamente para o desenvolvimento do mercado de beleza e bem-estar no Brasil.
Formada em Odontologia, sempre direcionou sua carreira para o desenvolvimento de produtos naturais e nos anos 80 teve seu foco voltado para itens de tratamento de canal. Desde a endodontia homeopática até o surgimento da Phytoervas, sua primeira linha de produtos, e a primeira do mercado sem sal e com ingredientes naturais.
Quando o assunto é inovação, Cristiana sempre foi líder nata. Criou o primeiro evento de moda do País, o Phytoervas Fashion, e o Phytoervas Fashion Awards, que lançou mais de 60 estilistas e teve um público recorde de 61 mil pessoas em oito edições. Criou a primeira loja de novos estilistas, a primeira sala de personal trainer e, em 1990, lançou a PH Arcangeli, a primeira distribuidora de marcas de cosméticos internacionais do País, com marcas como Chanel, Bulgari, Clinique e Carolina Herrera.
O tempo passou mais o DNA de seus produtos sempre foi o mesmo. A constante preocupação em oferecer produtos que não agridam o organismo e proporcionem um resultado eficaz. A empresária aborda assuntos como reciclagem e proteção do meio ambiente desde o início de sua carreira. Prova disso foi a criação da Fundação Phytoervas de proteção ao Índio Brasileiro, em 1994.
Em junho de 2006, Cristiana Arcangeli lançou a marca Éh Cosméticos, a primeira linha de cosméticos orgânicos do Brasil, que posteriormente foi vendida para Hypermarcas.
Empresária de sucesso, lançou em maio de 2010 sua terceira marca, a beauty’In®, que inova por abrir um novo segmento no mercado de saúde e beleza – dos aliméticos®.
E a beauty’in® já chegou ao mercado com duas linhas de produtos:
a beautydrink® e a beautycandy®, que possuem em suas fórmulas ingredientes diferenciados, transformando-os em alimentos com propriedades cosméticas. O reconhecimento do setor de alimentos chegou seis meses depois do lançamento oficial da marca, já que beauty’In® foi premiada como o “Produto Alimentício mais Inovador da América do Sul pela FISA (Food Ingredients South America), considerado o Oscar deste segmento. A marca também levou o prêmio EmbalagemMarca de 2010 pela inovação nas embalagens de beautydrink e beautycandy, e o Atualidade Cosmética como Melhor Tratamento Corporal.
Entre outras ações inovadoras de Cristiana, ela criou o primeiro portal de bem-estar e saúde do País, www.cristianaarcangeli.com.br, que oferece novidades, dicas e informações sobre beleza e saúde, bem como o programa de televisão Manual, que foi ao ar de 2003 a 2004. Atualmente, apresenta dois boletins diários na Rádio Alpha FM, que podem ser ouvidos também no site. Além disso, assina colunas nas revistas Vogue, Boa Forma, Bobstore, Men’s Health e Viva São Paulo e no jornal A Crítica, de Manaus.
Tem dois livros publicados, Beleza para a Vida Inteira (2002) e Como Viver Mais e Melhor – Só Para Homens (2006), além de participação no livro Como Fazer uma Empresa Dar certo num País Incerto. É voluntária da ONG Endeavor e ajuda novos empreendedores há mais de dez anos.
Em 2008 e 2010, lançou, em parceria com a Vivara, três linhas de jóias: Reflection,Black e Mineral Prata by Cristiana Arcangeli. As peças dessas coleções traduzem um pouco da personalidade dinâmica e inovadora de Cristiana.
Agora em 2010, assinou contrato com Record onde além de participar do programa O Aprendiz, como conselheira de João Doria, é apresentadora do Extreme Makeover Social, que pela primeira vez no mundo, é focado em ações beneficentes e exclusivamente voltado para comunidades carentes. No programa, Cristiana e uma equipe de renomados arquitetos se empenham para construir creches junto a renomados construtoras, engenheiros e arquitetos.
Com todo esse trabalho, a empresária merece o reconhecimento, já obtido, pela sociedade. São mais de 20 prêmios em diversas categorias. Em agosto de 2006, Cristiana foi empossada na Academia Brasileira de Marketing, na cadeira de número 21. Foi eleita ainda Personalidade do Ano de 2006 pelo governo do Estado de São Paulo, vencedora do prêmio Mulher Mais Influente do País, em 2004 e do prêmio Prix Veuve Clicquot de la Femme d’Affaires em 1998.
Confira a entrevista em vídeo de Cristiana Arcangeli, publicada no portal da Abramark no dia 2 de agosto de 2022: