Administrador de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP- São Paulo.
Membro do Conselho da Escola Superior de Propaganda e Marketing-ESPM.
Membro do Conselho de Administração do Hospital do Coração – Hcor.
Fundador da Associação Brasileira de Radiodifusores (ABRA).
Assumiu a presidência do Grupo Bandeirantes de Comunicação em outubro de 1999, diversificando ainda mais seu campo de atividades e consolidando o Grupo como o segundo maior conglomerado de Comunicação da América Latina.
A Band atinge 93,3% da população brasileira com sua rede formada por 15 emissoras próprias e 29 afiliadas, alcançando mais de 191 milhões de espectadores.
O BandNews TV, canal de notícias 24 horas, foi lançado em 2001 e conta atualmente com mais de 10 milhões de assinantes. No ano seguinte, foi inaugurado o BandSports, canal dedicado à cobertura esportiva que conta com 4,4 milhões de assinantes.
Em 2005, o Grupo expandiu sua rede de rádios com o lançamento da BandNews FM, que atualmente conta com 12 emissoras nos principais mercados do Brasil. No mesmo ano, foi inaugurado o canal Terra Viva, voltado para o segmento do agronegócio.
O jornal Metro, distribuído gratuitamente, foi lançado em 2007.
O Arte1, canal brasileiro qualificado para quem gosta de arte, foi lançado em 2012 e tem mais de 8 milhões de assinantes.
Em 2019, foi a vez do Smithsonian Channel dos EUA chegar ao Brasil pelo Grupo Bandeirantes.
Em 2020, o Grupo lançou o canal por assinatura Agro+, 100% dedicado à agroinformação. No mesmo ano foi fundada a Vibra, empresa do Grupo focada em inovação e tecnologia.
Em junho de 2021 lança mais um canal voltado para o mundo da gastronomia – Canal Sabor &Arte
Desde que assumiu a presidência do Grupo Bandeirantes, João Carlos Saad se dedicou também a celebrar parcerias com grandes veículos internacionais como hoje existem :
The New York Times, CCTV, NHK, ENEX, TV BRICS e Alianza.