Com uma carreira sólida nos mercados de mídia e telecomunicações, Bianca Maksud se tornou uma referência no marketing relacionado a esses setores tão estratégicos.
Formada em Administração na FAAP, fez pós-graduação na Universidade de Nova York (NYU) e MBA na Business School São Paulo. Possui passagens marcantes em grandes empresas, como na Globo, onde atuou por quase 12 anos, liderando a área de Marketing & Produtos do portfólio de conteúdos de esportes, inclusive no lançamento dos primeiros produtos D2C do Grupo Globo dentro do processo de transformação digital que a empresa atravessou.
Bianca, sempre em busca de atuar ainda mais próxima de sua outra paixão que é entender o consumo e os consumidores, também trabalhou com destaque na TVA, Claro e VRIO (Sky e DirecTV).
Em 2022, decidiu atuar em uma startup e esteve durante os oito primeiros meses da operação à frente do marketing da Stages: uma startup de tecnologia voltada à creator economy, na qual encarou o desafio de planejar e lançar um produto inovador no mercado brasileiro, estabelecendo estratégias, parcerias e canais de venda para garantir crescimento.
Apaixonada pelas filhas, pela família e também por mídia e conteúdo, Bianca Maksud é integrante do Hall da Fama da Abramark e nossa convidada da semana a responder às cinco perguntas. Confira!
Abramark ─ Como foi a experiência de, depois de tantos anos atuando em grandes veículos, trabalhar em uma startup que cresceu tão rapidamente como a Stages?
BM ─ Minha experiência na Stages foi realmente transformadora. Depois de anos atuando em grandes veículos, fazer a transição para uma startup foi um novo desafio, me trazendo novos e enriquecedores olhares, profissional e pessoalmente. Foi uma oportunidade de aplicar minhas habilidades estratégicas e de gestão em um ambiente dinâmico, novo e diferente. Lidar com esse projeto em uma nova indústria me permitiu conhecer outras formas e tempos, onde a adaptabilidade e a inovação se tornaram essenciais para o sucesso. Reaprendi a abraçar a incerteza e a rápida evolução do mercado, o que, sem dúvida, ampliou mais minha visão sobre estratégia e negócios.
Abramark ─ Muito mais por necessidade do que por vontade ou vocação, o brasileiro tem mergulhado de cabeça no empreendedorismo. Você acha que isso, aliado à questão da criatividade e da espontaneidade natas de nosso povo, explica o fenômeno crescente dos influenciadores?
BM ─ O crescimento do empreendedorismo no Brasil mescla um combinado de criatividade inata, espontaneidade do nosso povo e por vezes necessidades, que explica o fenômeno dos influenciadores. O empreendedorismo proporciona oportunidades novas de receita, explorarem suas habilidades e talento de maneira única, além de vislumbrar uma possível independência financeira.
Anos atrás via-se no futebol grande referência e desejo de carreira entre crianças e jovens (majoritariamente masculinos). Hoje vemos esse mercado de criadores de conteúdo como uma das carreiras mais almejadas entre eles, carreira essa que amplia possibilidades e inclusive amplitude de público (equidade e igualdade) como potenciais ao sucesso.
Os influenciadores são, sem dúvida, um reflexo deste espírito empreendedor somado às novas possibilidades de sucesso, paixão pelo conteúdo e mais acesso que a tecnologia nos trouxe. A capacidade de se conectar diretamente com seu público, sem necessidade de muitos recursos, e a flexibilidade do trabalho ─ muitos influenciadores ainda possuem outro trabalho como primeira fonte de renda ─ permitem esse movimento, tornando-o atraente para muitos brasileiros.
Abramark ─ Quais são seus planos e suas perspectivas de negócios? O que tem em mente para 2024?
BM ─ Meus planos e perspectivas de negócios para 2024 continuam ambiciosos. Amo desenvolver produtos e estratégias de negócios que atendam às necessidades dos consumidores, em constante evolução, e pretendo continuar impulsionando a inovação e o crescimento no mercado, e expandindo meu conhecimento. Além disso tenho explorado novas oportunidades como mentoria e também estou finalizando o curso de Conselho de Administração no IBGC.
Aposto muito na ampliação desse serviço aliando a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos em auxílio de empresas, além de seguir sendo versátil e ainda aumentar a presença feminina em conselhos (sejam consultivos ou administrativos). Continuo sempre explorando maneiras de ampliar impacto social e comunitário, alinhando objetivos de negócios com a responsabilidade corporativa.
Abramark ─ Como enxerga o momento atual das plataformas de streaming e entretenimento de maneira geral, setores superconcorridos e repleto de players? Acha que há espaço para consolidações e novidades?
BM ─ O mercado de streaming e entretenimento é, de fato, superconcorrido, mas isso também o torna empolgante e cheio de oportunidades. Acredito que ainda há espaço para consolidação, amadurecimento de mercado, consumidores e sempre novidades. Num caminho sem volta os conteúdos continuam sendo o “king” e determinam audiências de forma rápida, impostas por ótimas campanhas, influenciadores ou movimentos naturais de consumo – o famoso “boca a boca”.
Nesses movimentos as plataformas que conseguem inovar, oferecer conteúdo exclusivo e personalizar seu relacionamento com clusters ou consumidores em geral, sem dúvida terão maior potencial de prosperar ─ ressaltando que hoje a indústria ainda sofre com margem de preços e share of pocket. A capacidade de se adaptar às preferências do público e adotar novas tecnologias será fundamental para o sucesso contínuo neste setor.
Abramark ─ Que conselhos ou dicas deixa para estudantes e novos(as) profissionais de comunicação e marketing que desejam prosperar, crescer e deixar um legado?
BM ─ Meu conselho para estudantes e novos profissionais desse nosso universo tão amplo do marketing é manter a paixão pelo aprendizado e pela inovação. É não perder o olhar do propósito e estar atento, se adaptando às mudanças do mercado. É não ter medo de assumir desafios e explorar novas oportunidades nesse mundo cada vez mais dinâmico.
Aliado a isso, busquem inspirações de vida e de carreira em pessoas dentro ou fora do seu trabalho, sejam elas próximas ou distantes, e valorizem muito a autenticidade e a conexão com seus coworkers ─ um ambiente bom é sempre muito mais produtivo e prazeroso para crescimento. O sucesso de longo prazo é construído com base na confiança e nas relações com todos os seus clientes, sejam eles seu time interno, áreas da empresa e também seu cliente final. Atitudes assim não saem de moda!
Enfim, acredito que a combinação desses fatores é como realmente crescemos e deixamos um legado significativo.
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