Memorial João De Simoni recordou trajetória do “Pai do Marketing Promocional”, com a presença de representantes da ABRAMARK, AMPRO, Academia Brasileira de Eventos e Turismo e Palmeiras, além de familiares e amigos
Na manhã desta quarta-feira (24), na sala Victor Civita, na ESPM de São Paulo, aconteceu o Memorial João De Simoni, evento realizado pela Academia Brasileira de Eventos e Turismo e a ESPM, com o apoio da AMPRO – Associação de Marketing Promocional e da ABRAMARK – Academia Brasileira de Marketing.
A homenagem ocorreu pelas diversas contribuições de João De Simoni Soderini Ferraciù, mais conhecido como João De Simoni, falecido em novembro de 2023, ao mercado de marketing. De Simoni foi considerado o “Pai do Marketing Promocional no Brasil”, foi um dos fundadores da AMPRO, da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, da Academia Brasileira de Marketing (ABRAMARK) e vice-presidente do Conselho Deliberativo da ESPM.
O Acadêmico Sergio Junqueira Arantes, Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, abriu o evento de homenagem com um discurso emocionante, destacando o importante papel de De Simoni na educação, dentro da ESPM, no Palmeiras, como jogador e estrategista, e em outras empresas. Além de seu trabalho para o desenvolvimento do marketing promocional do Brasil. “João De Simoni foi responsável pelo primeiro e único código de ética da AMPRO”, relembrou ele.
Iniciando as homenagens institucionais, Dalton Pastore Jr., Presidente da ESPM, frisou o caráter amistoso e dedicado do “Pai do Marketing Promocional”. “A ESPM sempre foi dirigida por um grupo de estudiosos e de especialistas, que se disponibilizaram voluntariamente para esse feito, e De Simoni foi um deles. Contribuiu para o ensino do marketing no Brasil com enorme sabedoria e ética”.
Logo após, Wilson Ferreira Jr, Conselheiro Permanente da AMPRO e que foi presidente da mesma instituição por dois mandatos, relembrou o espírito ético e empático de João, em episódios que defendeu que não houvessem concorrências que envolvessem criação e planejamento não remunerado. Além de ter enxergado a necessidade de organizar o setor logo no início de sua trajetória. “Há 30 anos, o João De Simoni tomou uma atitude histórica de organizar o nosso mercado”, disse.
Francisco Madia, Presidente da ABRAMARK, contou um pouco da história do marketing e o tempo de fundação de sua instituição de origem e reiterou a relevância do trabalho de De Simoni. Para ele, “João parte deixando um legado espetacular, de alguma maneira ele mudou, para melhor, a vida de todos nós e, seguramente, a vida de milhões de brasileiros. Tornando acessível os produtos das empresas que contratavam seus serviços para promoverem esses produtos. Ele deixa um legado inestimável”.
O discurso de Elza Tsumori, Conselheira Permanente da AMPRO e Diretora da Academia, abriu a sessão de depoimentos sobre a vida de De Simoni, com uma fala que permeou toda a carreira do homenageado, sempre destacando seu lado lado humanista e ético. “João De Simoni, foi um verdadeiro pioneiro, que deixou sua marca indelével no cenário do marketing promocional e do live marketing”, disse ela.
O evento contou ainda com a outorga do Diploma de Professor Emérito a João De Simoni, mensagem dos familiares e o anúncio da vacância da Cadeira 04, pelo atual Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Sergio Junqueira Arantes.
Estiveram presentes ainda Fernando Galuppo, do Palmeiras, time do qual De Simoni atuou como jogador, disputando o Campeonato Paulista em 1958, e atuou também como diretor de planejamento, entre 1971 e 1975. Além de profissionais do mercado, acadêmicos, Conselheiros da ESPM e familiares do homenageado.