Balanço das medidas de apoio ao RS foi anunciado pelo Banco na manhã de quarta-feira (15)
Além da ampliar prazos e condições para produtos de crédito, o Santander anunciou na manhã de quarta-feira (15) que já mobilizou, entre recursos próprios e doações de colaboradores e clientes, cerca de R$ 7 milhões em apoio ao Rio Grande do Sul. Além disso, o Banco está atuando para ampliar a mobilização de sua estrutura corporativa em apoio a clientes, funcionários e comunidades atingidas.
O valor de R$ 7 milhões está sendo direcionado a ações para amenizar os impactos das chuvas para a população. Uma parte dos recursos foi doada por funcionários e dobrada pela instituição, conforme anunciado na semana passada na criação do Instituto Santander, um fundo de ajuda humanitária que permanece aberto para receber doações. Outra parcela corresponde ao aporte feito pelo Santander à Febraban, em conjunto com outros bancos.
“Estamos mais próximos do que nunca dos nossos colaboradores e clientes do Rio Grande do Sul, dada a catástrofe que se abateu sobre o Estado, e entendemos que a calamidade diz respeito a todos nós, brasileiros. Por isso mesmo, é necessário um esforço coletivo para apoiar a população e a reconstrução das áreas atingidas pelas chuvas”, afirma o CEO do Santander Brasil, Mario Leão.
O Banco também adotou medidas tendo como foco seus funcionários no Estado, como a antecipação de 13º salário, férias e abono de ponto eletrônico. Além disso, o Santander tem atuado para identificar os colaboradores mais afetados pelas chuvas, e está apoiando diretamente aqueles que foram impactados. Nos próximos dias, haverá o envio de itens básicos para estas famílias. Os prestadores de serviços também estão recebendo doações e serão assistidos da mesma forma via Instituto Santander.
Ao lado de suas empresas coligadas, como SX Negócios, Getnet e Zurich Santander, a instituição está realizando campanhas de arrecadação de artigos de primeira necessidade para atuar em prol da comunidade. Mais de 47 toneladas entre roupas, alimentos e bens de primeira necessidade foram mobilizados pela comunidade Santander e já chegaram à região.
A mobilização será mantida enquanto perdurar a fase mais crítica desta calamidade, e os recursos arrecadados também serão utilizados na fase posterior, para apoiar o retorno das pessoas às suas casas e a reconstrução do Rio Grande do Sul.
Confira abaixo, ou no site https://www.santander.com.br/apoio, as condições oferecidas aos clientes do Estado:
PESSOA FÍSICA
– Crédito Pessoal: redução em até 20% nas taxas de juros, com até 40 dias para pagar a primeira parcela. O dinheiro é creditado na hora via app Santander;
– Cartão de Crédito: prazo de parcelamento de fatura de cartões de crédito ampliado de 12 para 24 vezes, com desconto de 50% na taxa. Os limites dos cartões serão mantidos no mês de maio. Clientes com atraso de 7 a 30 dias podem renegociar em até 24 vezes com redução de 50% na taxa;
– Antecipação FGTS: caso tenha saldo no FGTS e adesão ao saque aniversário é possível contratar diretamente no app Santander;
– Crédito Imobiliário: possibilidade de postergar as próximas duas parcelas, com os juros acrescidos ao saldo devedor (não aplicável quando o FGTS é utilizado para pagamento ou se restam apenas duas parcelas);
– Limites de conta: limites de cheque especial não sofrerão redução no mês de maio;
– Renegociação: pelo app ou no site www.santander.com.br/renegociacao uma renegociação com prazo de até 120 vezes e até 60 dias para pagar a primeira parcela;
– Clientes em atraso: não serão feitas ações de cobrança e negativação no mês de maio;
– Clientes da Santander Financiamentos : a próxima parcela pode ser prorrogada por até 60 dias e o contrato pode ser estendido em até 20%. Clientes com parcelas em atraso podem renegociar com carência de até 60 dias para voltar a pagar;
– Seguros: prioridade no acionamento dos sinistros e pagamento de indenizações. As parcelas de seguros de vida, acidentes pessoais e residencial com vencimento entre fevereiro e maio foram postergadas para 31 de maio.
– Consórcio: A parcela de consórcio com cota não contemplada pode ser postergada (sem elegibilidade em assembleias durante o período sem pagamento), com os juros diluídos nas demais parcelas.
PEQUENAS EMPRESAS (MEI/MICROEMPRESAS)
– Capital de Giro: até 59 dias para pagar a primeira parcela. O dinheiro é creditado na hora via app Santander;
– Cartão de Crédito: ampliação o prazo de parcelamento de fatura de cartões de 12 para 24 vezes, com desconto de 50% na taxa;
– Limites de conta: limites de cheque especial não sofrerão redução no mês de maio;
– Renegociação: pelo app ou no site www.santander.com.br/renegociacao uma renegociação com até 60 dias para pagar a primeira parcela;
– Clientes em atraso: não serão feitas ações de cobrança e negativação no mês de maio;
– Clientes da Santander Financiamentos: empresas com financiamento auto ou boleto parcelado podem prorrogar a próxima parcela em até 60 dias e estender o contrato em até 20%. Créditos em atraso podem ser renegociados com carência de até 60 dias;
– Tarifas: isenção de tarifa do pacote de serviços de conta corrente no mês de maio;
– Seguros: as parcelas dos seguros Vida PJ, Patrimonial e Empresa com vencimento entre fevereiro e maio foram postergadas para 31 de maio. Prioridade no acionamento dos sinistros e pagamento de indenizações.
– Consórcio: A parcela de consórcio com cota não contemplada pode ser postergada (sem elegibilidade em assembleias durante o período sem pagamento), com os juros diluídos nas demais parcelas.
MÉDIA, GRANDES EMPRESAS E CLIENTES AGRO
– Os especialistas Santander estão contatando os clientes para avaliar condições especiais de apoio de acordo com o porte e tipo de negócio.