Santander oferece cursos e bolsas gratuitos a clientes em nova etapa da campanha “Começa Agora”

A campanha da BETC HAVAS para o Santander convida os jovens a apostarem na educação usando a plataforma Santander Open Academy. Os três filmes dentro de um ônibus contam histórias que são interligadas e abordam as inseguranças e desafios de começar algo novo

O Santander inicia a nova fase da campanha “Comece Agora”, que marcou o reposicionamento global da marca. Depois de anunciar, em abril, sua oferta de valor para o público com renda de até R$ 4 mil mensais – a conta e o cartão Free, ambos sem anuidade ou taxas –, agora o Banco reforça a narrativa de que é preciso ter coragem para começar algo novo, apresentando a educação como porta de entrada para a prosperidade.

Os filmes da nova campanha são interconectados e mostram as histórias de três passageiros de um ônibus, cada um imerso em suas próprias preocupações, porém invejando a aparente tranquilidade do outro. O Santander reconhece que essas cobranças tornam mais difícil a tarefa de começar. Por isso, oferece uma conta digital e cartão gratuitos, além dos cursos de sua plataforma de capacitação, a Santander Open Academy – uma iniciativa sem fins lucrativos que oferece mais de 1.000 trilhas de educação, conteúdos e bolsas, continuamente atualizados e 100% pagas pelo Banco, disponíveis para clientes e não-clientes.

Assista aos filmes:

“Partimos de pesquisas que mostram que a maioria dos brasileiros acredita na educação como meio de ascensão social e se interessa por cursos à distância”, explica Juliana Cury, CMO do Santander Brasil. “Ao aliar os benefícios financeiros a ferramentas de capacitação que são fluidas, digitais e engajadoras, acrescentamos mais uma camada de valor à proposta de Free. E mostramos que somos o banco que está realmente ao lado de quem quer alcançar seus objetivos e transformar sua realidade.”

A nova etapa da campanha reforça o foco do Santander nos chamados 3Es: educação, empregabilidade e empreendedorismo. Um compromisso global iniciado há 27 anos, período em que o Banco investiu mais de 2,2 bilhões de euros na área, e que se somarão a outros 400 milhões de euros até 2026. No Brasil, mais de 650 mil pessoas foram beneficiadas pelas bolsas e cursos gratuitos da Open Academy desde 2020, e o Santander também possui iniciativas como o Programa Avançar, que capacita empreendedores, e a Universia, que estimula a entrada de jovens no mercado de trabalho.

Entre os destaques da plataforma estão um curso de inglês desenvolvido junto com a Fluencypass; um programa de educação em inteligência artificial feito em parceria com o Google, com vagas ilimitadas; e 8 mil bolsas gratuitas para o programa Santander Gamer Pro, que fornece uma imersão nos jogos online Valorant, League of Legends e Fortnite, além de ensinar os alunos a fazer transmissões de partidas online (streaming). Todos os cursos serão anunciados nas mídias OOH (out of home) espalhadas pela cidade de São Paulo.

Criada pela agência BETC HAVAS, com a parceria da Streetwise para os meios OOH, a campanha conversa com um público preocupado em acompanhar as mudanças em um mercado de trabalho cada vez mais disputado. E reconhece que essa autocobrança pode virar uma barreira para quem quer começar algo novo. As peças estrearam em grande estilo, veiculadas em sequência no intervalo do Jornal Nacional, na Globo e, além de TV, estarão presentes nas redes sociais do Banco e na mídia exterior (OOH).

“Nossa ideia foi mostrar que todos nós passamos por inseguranças, dúvidas e cobranças quando começamos algo. E que sempre achamos que o outro não passa por isso. A campanha retrata justamente essa fragilidade que é comum a todos, mas que não deveria nunca nos paralisar”, comenta Sophie Schönburg, VP de Criação da BETC HAVAS.

Reflexões

Os três filmes publicitários contam histórias que convidam à reflexão de que o sentimento de autocobrança por atualização em um mercado cada vez mais disputado acaba por se tornar uma barreira que separa as pessoas de seus novos começos. A campanha mostra que cada pessoa tem seu próprio caminho e ritmo, e que é importante respeitar o processo de cada um.

Três filmes interconectados mostram os pensamentos que dominam os passageiros de um ônibus em movimento. Os passageiros estão calados, mas é possível ouvir seus pensamentos. A câmera dá um close em uma jovem sentada com um livro no colo. Ela está pensando sobre como enviar seu currículo para uma vaga de emprego, mas apaga e digita novamente várias vezes. Enquanto isso, ela olha para uma outra passageira, que parece mais tranquila e resolvida. Isso basta para a jovem criar a ilusão de que a outra saberia o melhor caminho para alcançar seu objetivo profissional.

O segundo filme mostra essa outra mulher, cujos pensamentos a levam a se comparar com outro passageiro de ônibus, se indagando sobre o que é necessário para começar a mudar de vida. O ciclo se encerra no terceiro filme, quando este jovem aparentemente despreocupado revela suas próprias questões, enquanto inveja a calma da moça do primeiro filme, que continua a ler seu livro.

No digital a campanha ainda tem uma versão onde vemos os 3 personagens no ônibus, em um rich media interativo, e o espectador poderá escolher em qual pensamento ele quer entrar.

“A campanha foi criada para mostrar que todos nós enfrentamos dúvidas e inseguranças que nos impedem de começar. O Santander Free convida as pessoas a se cobrarem um pouco menos, oferecendo soluções que tornam esses começos mais leves e descomplicados”, conclui Juliana.

Democratização

Ao eliminar a cobrança de anuidade do cartão e oferecer uma conta sem taxas, o Santander está democratizando o acesso aos serviços bancários e promovendo a inclusão financeira para toda a cadeia de clientes. E, como diz a campanha, a gratuidade é “sem asteriscos”, ou seja, o cliente poderá fazer saques ilimitados em todos os caixas do Banco e na Rede 24h. Ao cadastrar o CPF ou celular como chave-PIX, é possível também contar com 10 dias sem juros no limite da conta.

O posicionamento “Começa Agora” reforça o compromisso do Santander em seguir aprimorando seus produtos e serviços para promover um futuro financeiro mais acessível e sustentável para todos. Em julho, o conceito foi direcionado ao público de alta renda, em uma campanha de teor mais aspiracional, que teve como mote a frase “Começa em você”. Nos próximos meses, a campanha terá novos desdobramentos, agregando novos segmentos de público e mais camadas às ofertas de valor do Banco.

Ficha Técnica

Agência: BETC HAVAS
Título: Comece Leve
Anunciante: Santander
Produto: Free

CCO: Erh Ray
VP de Criação: Sophie Schönburg
ECDs: Zico Farina e Daniel Schiavon
Diretores de Criação: Leandro Lourenção, Vitor Hildebrand e Gabriel Rodrigues
ACDs: Gleison “Stiev” Stievano e Raissa Ferreira
Criação: Maria Clara Cardão, Michel Siqueira, Hermes Junior e Caio Volf

Head de Negócios: Tatiana Chiari
Marcas & Negócios: Gabriela Mongiat, Juliana Jordão, Paola Queiroz, Gabriely Antero, Mateus Rafael, Fernanda Maluf, Leonardo Ferreira, Vitor Lossavaro, Debora Oliveira, Caio Rosario, Carolina Agustineti
Canais & Engajamento: Fabio Saad, Felipe Manno, Ana Zanette, Ingrid Paola, Giovanna Menezes, Carla Camargo, Gabriel Bueno
Estratégia: Gustavo Leite, Isadora Prado, Giovanna Bariani, Bruno Souza, Milena Torres, Arthur Gameiro
Conteúdo: Rosalia Oliveira, Laura Sales
Diretora de Produção: Ana Casagrande
Produção Audiovisual: Mariana Pimentel, Tatiane Queiroz, Marlette Cella
Produção Gráfica: Plinio Alves Junior
Produtora de Imagem: THE YOUTH
Diretor: Duran Sodré
Produtora de som: Antfood Music & Sound Design
Direção de Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo e Tiago Lins
Produção Executiva: Christiane Rachel e Renato Castro
Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Lucas Baldin, Luis Bergmann, Tiago Lins e Vinicius Nunes
Coordenação de produção: Monique Munhoz e Pablo Homem de Mello
Finalização: Bruno Broaska, Fabian Jorge e Pedro Macedo
Fotógrafo ensaio Free: Pedro Miceli
Fotógrafo Set Filme: Diego Cagnato

Aprovação/cliente: Juliana Cury, Guilherme Bernardes Gama, Igor Caitano, Regina Passos, Caio Siqueira e Stephanie Damasceno

 

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