Vendedores brasileiros aumentarão no mínimo 63% o uso de tecnologias ainda neste ano, aponta LinkedIn

Com a necessidade urgente de digitalização e aprimoramento das tecnologias impulsionada pela pandemia, o setor de vendas B2B foi permanentemente impactado. É o que mostra o relatório “O Cenário de Vendas no Brasil 2022”, divulgado pelo LinkedIn – maior rede social do mundo – que aponta que os vendedores pretendem aumentar no mínimo 63% o uso de soluções tecnológicas em suas empresas neste ano, em comparação com 2021. Destaque também para os profissionais que investem em inteligência de dados e apostam em ferramentas digitais e capacitação para colocar as prioridades dos clientes à frente do negócio.

Entre as ferramentas específicas mais utilizadas pelos entrevistados estão: colaboração/apresentação virtual (61%), CRM (58%), planejamento de vendas (56%) e inteligência de vendas (53%). Os dados do LinkedIn mostram ainda que as habilidades no uso do CRM, que basicamente são as ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente, são altamente valorizadas pelos empregadores e, portanto, estar apto ao uso inteligente deste recurso é uma competência que figura no topo da lista de preferências.

Com o aumento das operações de vendas e receita, os dados estão desempenhando um papel central na forma como as organizações planejam o futuro, desde a atribuição de territórios até o direcionamento de contas, setores e geografia. À medida que esta inteligência se torna uma realidade, mais da metade dos vendedores (53%) consideram como maior desafio os dados incompletos. As outras duas principais adversidades sobre o tema são os dados imprecisos de mercado (46%) e informações desatualizadas no CRM (43%).

Nesse sentido, Sandro Carsava, Head de Soluções de Vendas do LinkedIn na América Latina, reforça que para enfrentar o desafio da inconsistência de dados é preciso investir em um conjunto de soluções tecnológicas e capacitar as pessoas para que essas ferramentas se integrem ao fluxo de trabalho das equipes.

“O próximo passo é a liderança trabalhar para integrar um conjunto de tecnologias de vendas, de forma que todas elas funcionem em sincronia. Temos como exemplo o recurso de sincronização do LinkedIn Sales Navigator, que permite que os dados da maior rede social profissional do mundo sejam carregados automaticamente no CRM. Sabemos que a venda virtual é uma realidade no mundo atual e, para que as transformações nesse setor ocorram, não basta implementar uma tecnologia e torná-la mandatória, é preciso contar com o apoio que envolve tanto habilidades técnicas quanto recursos humanos capacitados para traduzir as necessidades dos clientes”, afirma.

O estudo apontou que o LinkedIn tem papel importante para vendedores de alta performance. Aproximadamente metade (52%) deles indica que aumentou significativamente os esforços para expandir as suas conexões no LinkedIn em 2021, em comparação com 36% do grupo de vendedores de performance inferior. Vale ressaltar que a pesquisa dividiu os profissionais em dois grupos, sendo os vendedores de alto desempenho os que informaram que atingiram 25% ou mais das suas metas de vendas em 2021 e o outro grupo de vendedores os que apenas atingiram suas metas durante o ano.

Trabalhar próximo à área de marketing também é uma estratégia de boa performance, já que 73% do grupo com melhor desempenho afirma que os leads foram “excelentes”. “As equipes de vendas de melhor desempenho entendem que o marketing, em todas as suas formas – desde a construção da marca até a geração de leads –, é fundamental para ajudar a garantir que os vendedores contatem compradores que já estejam na metade da jornada”, explica Sandro Carsava.

Vale dizer que o uso de ferramentas que analisam a intenção de compra para encontrar clientes prontos para fechar negócios em um curto prazo é cada vez mais central no processo de venda. Quase todos os vendedores (95%) disseram que determinar a intenção do comprador é importante para sua organização. Esses profissionais estão usando uma variedade de ferramentas para avaliar tal intenção, e no topo da lista está o LinkedIn Sales Navigator, que é usado por 53% dos entrevistados.

O relatório completo pode ser acessado neste link.

Metodologia

O relatório “O Cenário de Vendas no Brasil – Edição 2022” faz parte de uma série de pesquisas do LinkedIn, que inclui outros sete relatórios: Ásia-Pacífico (abrangendo Austrália, Índia e Singapura); América do Norte (Estados Unidos e Canadá), França, Alemanha, México, Holanda e Reino Unido. Para cada país, foram entrevistados 750 compradores e 750 vendedores e gerentes de vendas, e para todo o projeto do cenário de vendas, 15.000 pessoas no mundo. Para o relatório de 2022 no Brasil, o Schlesinger Group realizou duas pesquisas on-line em janeiro de 2022: uma com profissionais de vendas e outra com decisores. Ambas as amostras incluíram respondentes com mais de 21 anos que trabalham em empresas de diferentes portes e setores. Além da pesquisa, foram utilizados dados relevantes da plataforma relacionados à profissão de vendas, entrevistas com profissionais do setor e influenciadores.

#Abramark, #LinkedIn, #Vendas, #Marketing, #Martech

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas