Open Banking

Open Banking gera novos modelos de negócios

EPAR lança sistema voltado exclusivamente ao mercado imobiliário

O Mercado Financeiro tem passado por muitas modificações nos últimos anos e as instituições financeiras têm apostado em novas maneiras de oferecer seus serviços para os usuários. Uma das alternativas, provenientes dessa transformação do cenário econômico, é o Open Banking. Conhecido também como sistema financeiro aberto, ele possibilita aos clientes o compartilhamento de informações e movimentações de contas bancárias entre diferentes instituições, utilizando plataformas distintas para além do aplicativo ou site. Por meio do Open Baking, todos adquirem maior autonomia sobre suas transações bancárias. Após autorização concedida pelo próprio usuário, os dados são compartilhados e acessados pelos bancos autorizados em um único lugar seguro e protegido.

O Banco Central dividiu a implementação do Open Baking em 4 fases. A 1ª fase, iniciada em fevereiro de 2021, foi destinada à troca de informações e características de seus serviços entre as próprias instituições participantes. Na 2ª fase, iniciada no último dia 13 de agosto, os clientes passam a ter acesso e podem compartilhar seus dados como contas e cartões de crédito com os serviços bancários. A cada duas semanas haverá a inclusão de novas informações.

Entre os benefícios desta nova modalidade financeira, estão o surgimento de novos modelos de negócios, maior transparência nas relações entre clientes e bancos e o aumento da competitividade na oferta de serviços. Os consumidores passam a ter um controle maior sobre suas finanças, estimulando também o crescimento da educação financeira.

Eduardo Luís, CEO da EPAR Business Experts, uma das maiores empresas de gestão empresarial do país, comenta o que é esperado com a implementação do sistema. “O Open Banking coloca o consumidor como o centro de todas as transações. O cliente consegue analisar e escolher o produto ou serviço que melhor se adapte às suas necessidades e apresente melhores condições de acordo com cada perfil. Essa competitividade também deve melhorar as políticas existentes hoje no mercado. A EPAR, por exemplo disponibiliza para seus clientes de gestão imobiliária, o E2 Bank, que facilita para as imobiliárias pagar corretores e funcionários, comprar, transferir e fazer saques com total agilidade e segurança, apresentando como premissa o objetivo de agregar soluções que facilitem o dia a dia das imobiliárias, gerando mais eficiência para as transações além de economia de taxas para usuário”.

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