Turismo cresce 18,61% em julho e impulsiona e-commerce brasileiro

Relatório Setores do E-commerce no Brasil, divulgado mensalmente pela agência Conversion, mostra a retomada do setor que mais sofreu na pandemia

O e-commerce brasileiro se tornou um forte aliado para a população – tanto para comerciantes quanto para compradores – desde o começo da pandemia de covid-19 no país em março de 2020, facilitando a compra e venda de diversos produtos e serviços sem o contato físico e sem precisar sair de casa. Agora, com a aceleração no ritmo da imunização, o cenário não deve mudar – ao contrário, a tendência é de que o comércio eletrônico faça parte da rotina de consumo dos brasileiros.

Com 1,73 bilhão de acessos em julho, o e-commerce nacional cresceu 4,58% em comparação com o mês anterior, de acordo com dados do Relatório Setores do E-commerce no Brasil, produzido e divulgado mensalmente pela agência Conversion, líder em SEO no país. 

Setor de turismo contribuiu para indústria de e-commerce

Apesar do grande crescimento do e-commerce ao longo dos últimos anos, alguns setores estiveram em queda por muitos períodos durante a pandemia. Um exemplo é o setor de turismo, que foi impactado pela diminuição das vendas, viagens canceladas ou adiadas sem uma previsão definitiva. Contudo, no Relatório Setores do E-commerce no Brasil deste mês, é possível notar importantes sinais da retomada do setor, sendo o principal responsável pelo aumento de acessos no mês. 

O setor cresceu sozinho 18,61%, impulsionando toda a indústria de e-commerce e trazendo perspectivas um pouco mais precisas da movimentação econômica e de interesse da população em retornar os hábitos de viagens, por exemplo. O player líder da categoria é o Booking.com, seguido do Hurb e 123 Milhas. 

Na sequência, temos o setor de Esportes (17,75%), com os maiores sites sendo Netshoes, Centauro e Nike, seguido por Importados (9,22%) – que permanece em crescimento graças ao boom das plataformas asiáticas, sendo AliExpress e Shopee os dois principais sites da categoria, seguido da Amazon. Confira o ranking dos setores com maior crescimento abaixo: 

Retomada do turismo deve se intensificar ainda no segundo semestre de 2021 

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que o setor de turismo sofreu uma queda de 36,6% em 2020, mas a perspectiva de recuperação é positiva para os próximos meses de 2021 e em 2022 também.  Para Diego Ivo, fundador da Conversion, as buscas dos usuários na internet refletem uma possível tendência para o segundo semestre de 2021. “Com a pandemia, os brasileiros mudaram muitos hábitos e comportamentos, mas o desejo de viajar permanece. Por isso, com a vacinação acontecendo em todas as cidades do país, é possível prever uma retomada do turismo de forma positiva, recuperando-se economicamente das baixas do ano passado”, afirma Ivo. 

Logo, esse crescimento do turismo já no primeiro mês do segundo semestre de 2021 mostra que, com o avanço no ritmo da imunização e, consequentemente, a diminuição dos casos de covid-19 no país, os hábitos de viagens dos brasileiros tendem a voltar como antes ou até mais impulsionado. De acordo com pesquisa realizada em âmbito nacional e disponibilizada no relatório da Conversion, após a pandemia/e ou vacinação, 91% dos entrevistados pretendem fazer alguma viagem a turismo, reforçando a expectativa para o setor.

O estudo destacou também que 78% dos brasileiros pretendem viajar de avião após tomarem a segunda dose da vacina ou completar a imunização. Ainda, 31% dos entrevistados afirmam que irão viajar mais do que antes da pandemia, quando for possível. 

Para Guilherme Paulus, sócio-fundador da CVC, o turismo regional ganhou força no último ano, principalmente por conta da pandemia de Covid-19, essa tendência pode continuar mesmo após a normalização do turismo brasileiro. “Cabe a nós que trabalhamos com turismo e hotelaria, trabalharmos fortemente na retomada de novas possibilidades de destinos”, disse.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas