Mastercard inaugura espaço focado na experiência

A Mastercard anunciou neste mês o lançamento do complexo gastronômico Priceless com objetivo de oferecer experiências multissensoriais aos clientes da marca, aliando gastronomia, tecnologia e cultura. O espaço é o primeiro da marca na América Latina está localizado no centro histórico da capital paulista, no topo do edifício Alexandre Mackenzie, onde está o Shopping Light. Esse mesmo projeto tem uma ativação na Itália e nos Estados Unidos.

Os espaços são uma extensão física da plataforma Priceless.com, que oferece experiências digitais exclusivas aos clientes Mastercard. O movimento de explorar sentidos começou em 2019, com a inauguração do restaurante Priceless na cidade de Nova York, que tinha como meta elevar a experiência do chamado fine dining a outro patamar com a proposta de replicar locais icônicos no mundo.

No Brasil, a marca celebra a regionalidade. Ao comando do chef Onildo Rocha, o restaurante Notiê e Abary oferece menus degustação que exploram sabores de ingredientes brasileiros. Onildo e sua equipe viajaram por quatro estados para conhecer os principais ingredientes de cada região. O trajeto foi documentado e deu origem a uma websérie disponível na platadorma Priceless. “Eles compilam histórias de ingredientes e quem está por trás desses ingredientes, que é uma das coisas que mais nos fascina nesse projeto. Foi esse time que viajou para trazer para o Priceless essa experiência única”, declara Onildo. Os cardápios não serão fixos: divididos em temporadas de quatro a seis meses, a variação temática de biomas do Brasil faz parte da experiência Priceless, com início pelo Sertão.

Com capacidade para abrigar 160 pessoas, os espaços são destinados aos clientes para que peçam os drinks, cervejas e cafés oferecidos no complexo. As bebidas foram desenvolvidas por um time de embaixadores, composto pelo especialista em cervejas Junior Bottura; o mixologista Ale D’Agostino; a sommelière Andrea Vilas Boas e o barista Boram Um.

Sarah Buchwitz

“Fazia muito sentido que nós evoluíssemos de uma marca que fazia curadoria de experiência por meio da nossa plataforma Priceless.com para que a gente evolua para uma experiência completa, multissensorial e mais imersiva”, aponta Sarah Buchwitz, vice-presidente de marketing e comunicação da Mastercard Brasil. Segundo ela, o espaço não é uma ativação de marca, e sim um local em que o consumidor vai sentir e viver experiências que ‘não tem preço’. “Esse é o core e o que tem de mais importante para o posicionamento da Mastercard”, completa. Ainda que faça parte de uma estratégia de marca, a Mastercard não irá lançar campanhas sobre o espaço por enquanto. Segundo Sarah, a decisão foi tomada para entender a movimentação do soft opening para, depois, espalhar a mensagem com ações de comunicação mais consolidadas.

Estratégia

A inauguração faz parte da estratégia da Mastercard em investir no marketing sensorial como forma de colocar o consumidor no centro e evidencia a evolução do posicionamento “Não tem preço”, que parte de um conceito transacional para se tornar catalisador das experiências que vêm sendo oferecidas há mais de 10 anos. “Tudo começa de uma evolução de marca. Colocar o consumidor no centro significa entendê-lo de uma forma mais holística e conectar com ele dessa maneira. É por isso que falamos de sentidos”, comenta a vice-presidente.

“Esse projeto está em nosso DNA e em nosso propósito, que é conectar pessoas com oportunidades que são ‘Priceless’. Essas oportunidades vão nos assegurar uma inclusão financeira, dando a oportunidade de viver experiências como a que podem ver aqui”, diz Roberto Ramirez Laverde, vice-presidente sênior de marketing e comunicação da Mastercard para América Latina e Caribe. O executivo aponta ainda que experiências cada vez mais relevantes para os clientes, sobretudo em um cenário de recuperação da crise da pandemia, em que 68% dos consumidores brasileiros priorizam experiências sobre bens materiais, segundo insights levantados pela marca. Também, 82% deles estão em busca de experiências novas e diferentes e 79% gostam de visitar novos lugares.

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