Depois de 50 anos, a rede de atacado MAKRO, uma das pioneiras no território, prepara-se para sua despedida do País. Depois de vender 28 lojas para o CARREFOUR em 2020, ficou com 24 lojas, todas no estado de São Paulo, e que já se encontram à venda desde o final do ano passado.
Em verdade, organização emblemática e pioneira no atacado, acomodou-se a um País que imaginava hibernado e sonolento, e não se deu conta de uma nova concorrência, os ATACAREJOS, que ofereciam tudo o que o ATACADO vinha oferecendo, e, muito mais. Demorou para mudar e perdeu relevância.
Quando decidiu se reposicionar, em 2018, migrando gradativamente para o ATACAREJO, era tarde demais. Novos e poderosos concorrentes já tinham tomado conta do mercado.
Assim, e agora, prepara-se para seu último ato com a venda do que sobrou das lojas.
E, se conseguir concluir o processo de venda, 2022 marca a despedida definitiva do MAKRO no BRASIL.
Fundada no ano de 1968 pela SHV HOLDINGS, Amsterdã, investiu e cresceu no Brasil até 2020, momento em que decidiu jogar a toalha e dar-se por vencida.
Chegou a ter 62 lojas por aqui, com presença em 23 estados, mas perdeu o tempo, errou o compasso, tropeçou no ritmo, e assim, e como mais que previsto, prepara-se para seu ato final, para sua despedida.
———————–
Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.