Playmaker chega ao mercado para ocupar território estratégico entre marcas e o esporte

Com histórico de mais de R$ 1 bilhão em acordos de patrocínio, Felipe Soalheiro estreia a Playmaker buscando transformar investimentos em impacto cultural e resultados de negócio

Com a aproximação de um novo ciclo de grandes eventos esportivos, o esporte ganha espaço ainda maior nas estratégias de marketing das marcas. É nesse cenário que nasce a Playmaker, núcleo especializado em conectar empresas ao universo esportivo e transformar investimentos em vantagem competitiva. O objetivo é claro: representar os interesses de marcas e agências junto a ligas, entidades, clubes e atletas, traduzindo o potencial do esporte em resultados concretos com o suporte de inteligência de dados que identifica as propriedades mais alinhadas a cada anunciante e orienta investimentos para maior efetividade. À frente da operação está Felipe Soalheiro, executivo com trajetória sólida no Brasil e no exterior em projetos unindo grandes marcas a algumas das maiores propriedades esportivas do mundo.

Com uma carreira que inclui Africa Creative e Ketchum Sports & Entertainment (Omnicom), DPZ (Publicis Groupe), Octagon (IPG) e IMG (Endeavor), Soalheiro liderou iniciativas junto à FIFA, CONMEBOL, CBF, Jogos Olímpicos, NFL, NBA e praticamente todos os grandes clubes do futebol brasileiro. Soalheiro participou da negociação e gestão de acordos que somam mais de R$ 1 bilhão em investimentos em patrocínios esportivos, representando marcas como Budweiser, Brahma, Itaú, Vivo, Mastercard, Nike, Samsung, Coca-Cola, Ford, P&G, EA Sports e Sportingbet. Essa bagagem confere à Playmaker não apenas credibilidade, mas também repertório estratégico para orientar marcas em um território cada vez mais disputado.

“O que a Playmaker oferece é a visão estratégica de quem conhece profundamente o mercado esportivo, aliada à compreensão dos objetivos das marcas. Entramos como intérpretes, articuladores e representantes dos interesses dos anunciantes dentro do esporte para transformar acordos e patrocínios em vantagem competitiva, relevância cultural e resultados de negócio”, afirma Soalheiro.

Além do atendimento direto a marcas, a Playmaker também se posiciona como parceira estratégica das agências de publicidade, oferecendo uma atuação plug and play que agrega inteligência de mercado e visão de negócio para campanhas, projetos especiais e concorrências. “As agências são parceiras importantes, especialmente diante da aproximação de um novo ciclo de grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo da FIFA de 2026, no Canadá, México e EUA, a Copa do Mundo Feminina de 2027, no Brasil, e os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles”, destaca Soalheiro. A proposta é fortalecer a entrega criativa das agências com repertório técnico e visão de especialista sobre o esporte.

A Playmaker surge apoiada em uma rede internacional de parceiros que já trabalham com algumas das maiores marcas patrocinadoras do esporte, dentro e fora do Brasil. Entre eles estão a Jogo., agência criativa especializada em esportes e entretenimento, fundada por Matías Menéndez, com portfólio que inclui Michelob Ultra, Budweiser, Corona, Zé Delivery e Netflix.

Também integram essa rede a Entourage, sediada em Londres e liderada por Paul Brighten, que atua globalmente em patrocínios e representa lendas como Roberto Carlos, Zlatan Ibrahimovic e Thierry Henry, e a Play/r, de Raphael Tavares, especializada em influenciadores e creators, incluindo atletas em atividade, com foco em influência e relevância cultural no esporte. Juntas, essas parcerias ampliam o alcance da Playmaker e reforçam sua capacidade de gerar valor para marcas em escala nacional e global.

A Playmaker já inicia as operações com uma carteira de clientes de peso. Além da condução de negociações de patrocínio em andamento para grandes marcas, a empresa tem acordos com o clube inglês Manchester City, por meio de sua área de Global Partnerships, a WSC Sports, empresa de tecnologia esportiva baseada em IA e sediada em Nova York, e a Cromotransfer, para intermediação e gestão de acordos com entidades como a FIFA.

“A Playmaker se posiciona como uma first stop shop, a primeira parada para marcas que desejam entrar ou se aprofundar no esporte, combinando inteligência, criatividade e visão estratégica. Nosso foco é garantir decisões mais acertadas, projetos impactantes e ações que gerem retorno claro em resultados de negócios”, conclui Felipe Soalheiro.

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

MARKETING TALKS

Já imaginou participar de uma mentoria com o Luiz Galebe e ter a oportunidade de perguntar dicas para seu negócio?

HOJE 06/10 às 19h30

On-Line via ZOOM

Horas
Minutos
Segundos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore