Presidente do Conselho da Ampro – Associação de Marketing Promocional, sócio da AKM Performma e líder da plataforma konecte.me, Celio Ashcar Jr. é um dos nomes mais reconhecidos do live marketing no País.
A carreira, que tem várias realizações emblemáticas, começou na TV Globo. Com o destaque e ascensão conquistada na emissora, alçou voos cada vez mais altos até fundar sua própria agência e contribuir ainda mais decisivamente para a produção de eventos no Brasil.
Confira as cinco questões propostas pela Abramark a Celio Ashcar Jr.:
Abramark – Como o setor de live marketing tem reagido nesses primeiros meses de 2022, com o aparente controle da pandemia e o decorrente afrouxamento das medidas restritivas?
CAJ – Sem dúvida, o mercado de live marketing foi o setor que mais sofreu nesta pandemia. Foram 2 anos de todos os projetos presenciais cancelados. Agências fechando. Demissões em massa. Agora em 2022, com o controle maior da pandemia, nosso mercado está voltando a ficar aquecido, mas as sequelas da Covid ainda são muito fortes. Precisaremos de um longo tempo para recuperar o tempo perdido.
Abramark – Recentemente, a Ampro lançou a campanha “Estamos ESGotados”, pedindo mais respeito e empatia às empresas contratantes de serviços de live marketing. Por favor, poderia contar para nós qual tem sido a receptividade e impacto no mercado?
CAJ – A Ampro é a associação que representa nosso mercado de live marketing. E isso a torna porta-voz e guardiã dos valores e relações. A campanha “Estamos ESGotados” é um desabafo coletivo que convida toda a cadeia para uma reflexão mais profunda. Antes da pandemia, a relação cliente e agência já estava ruim, e durante pandemia piorou ainda mais. Muitos anunciantes aproveitaram a fragilidade e vulnerabilidade das agências para piorar ainda mais as relações. Aumentaram o número de concorrências e prazos de pagamento. Impossível sobreviver assim. Falta ainda muita empatia e de fato colocar em prática o ESG que muitos falam. A receptividade e impacto foram excelentes nas pessoas que de fato querem construir um mundo com respeito e dignidade. Mas os anunciantes, mais uma vez, viraram as costas e não estão se importando com o assunto e com a saúde mental e financeira de seus parceiros. Uma pena!
Abramark – Você é reconhecido por ser um empreendedor nato. Que dica ou ensinamento poderia dar para aqueles que almejam empreender na comunicação?
CAJ – Empreender nos dias de hoje não está fácil! O que aprendemos ontem não serve mais hoje. A melhor forma de empreender é entender o que realmente o mercado precisa e criar soluções criativas e eficazes. E, acima de tudo, persistir.
Abramark – Você gravou duas temporadas do programa “Fala Celio!”, para o Promoview. Fale um pouco sobre essa experiência como apresentador, um sucesso de público e crítica, e se há novidades por aí nesse sentido.
CAJ – A pandemia forçou muita gente a se reinventar. E comigo não foi diferente. Nós ainda buscamos as mesmas fontes de inspiração e precisamos abrir mais nossa cabeça para o novo e divergente. Eu criei o Fala Celio! para trazer um olhar novo para a comunicação. Ao longo de duas temporadas foram mais de 26 entrevistados que mostraram opiniões importantes sobre assuntos relevantes como Racismo, Empoderamento Feminino, Burnout, Inclusão Social, Empatia, Maternidade e muito mais. Foi um enorme prazer e aprendizado estar ao lado de grandes personalidades como: Sabrina Sato, Edu Lyra, Dani Cachich, Paola Oliveira, Cauã Reymond, Claudia Raia, Juliana Paes, Ana Paula Padrão, Rachel Maia e outros. Este ano darei uma parada no Fala Celio! para me dedicar a outros projetos em andamento, como minha agência AKM Performma e o portal gratuito de empregos konecte.me. Também lançarei meu primeiro romance ainda neste ano.
Abramark – Deixe um recado para os profissionais de live marketing e de comunicação em geral, que, como quase todos, sofreram muito com os impactos e restrições da pandemia, e que agora veem a retomada gradual das atividades.
CAJ – Temos que falar e nos expressar mais e sempre. É o momento de mostramos nosso valor e relevância. Só através do diálogo que construiremos um mundo com igualdade, inclusão e respeito. Não desistam, persistam!
#Abramark, #Marketing, #Publicidade, #LiveMarketing