Fabio Coelho, Presidente do Google Brasil: “marketing é central e gera superioridade competitiva”

Nascido em Vitória (ES), Fábio Coelho é filho de um engenheiro pernambucano — proveniente da pequena Araripina — com uma teóloga capixaba. Entendeu desde muito cedo que estar fora de um grande centro seria um desafio ainda maior para conquistar seus sonhos. Seguiu os passos do pai, saiu de sua terra natal e rumou ainda muito jovem à outra cidade para estudar engenharia. Formou-se no Rio de Janeiro (RJ) e logo entendeu que precisaria desenvolver competências específicas e escolher setores menos suscetíveis às variações impostas pelo mercado, muito dependente de investimentos estatais naquele período.

Conseguiu ingressar na Gilette como trainee, em um programa internacional da companhia, e foi para o quartel general da gigante norte-americana, em Boston. Lá, foi o único de sua turma de trainees a concluir o curso de pós-graduação oferecido pela empresa na prestigiada Universidade de Harvard. Passado esse período, Fábio passou a atuar no Brasil na área comercial, para “ganhar humildade e entender de mercado”. “Confesso que fiquei apavorado com a experiência em vendas”, lembra. Foi aí que, pouco a pouco, foi se encantando com o marketing, suas possibilidades e desafios.

Na sequência foi para a Quaker, onde integrou a equipe que lançou, com grande sucesso, o Gatorade no Brasil. Em seguida surgiu a possibilidade de ser o Diretor de Marketing do Citibank no País. “Quem sabe, serviços financeiros não seja uma oportunidade de eu aprender outro tipo de marketing”, pensou Fábio, ávido por desafios e em atuar em setores mais promissores. Essa experiência, que durou quase 3 anos, o credenciou para atuar no setor de telecomunicações e tecnologia, na BCP, BellSouth, depois AT&T, grupo no qual permaneceu por quase 10 anos, chegando a ser o presidente da área de internet da empresa nos Estados Unidos.

Dali, e com o desenvolvimento de um trabalho de grande impacto, surgiu um grande interesse em trabalhar naquela empresa cuja site era no começo “somente uma barrinha branca”. Voltando ao Brasil, Fábio passou no processo seletivo e tornou-se presidente do Google Brasil, cargo que ocupa há praticamente 12 anos, com resultados e conquistas incontestáveis.

Saiba um pouco mais sobre Fábio Coelho, integrante do Hall da Fama do marketing brasileiro, e sua trajetória neste vídeo:

#Abramark, #Markerting, #GoogleBrasil

Compartilhe:

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore