“O que me trouxe ao marketing foi tecnologia”, revelou Abel Reis em entrevista para a Abramark. O cofundador da Logun Ventures, foi o primeiro executivo oriundo do universo digital a ter uma posição de liderança regional no Grupo.
Formado em Filosofia e Informática (UFRJ), mestre em Engenharia de Sistemas e Ciências da Computação (UFRJ), doutorando em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Abel Reis acredita que o planejamento de sua própria obsolescência todos os dias é o que faz a avançar.
Ao longo de sua carreira, Abel se tornou um dos profissionais de comunicação e tecnologia mais respeitados no Brasil, em abril de 2015 foi selecionado pela revista GQ como de um dos 20 publicitários mais influentes do país.
A trajetória do profissional uniu duas grandes paixões: o marketing e a tecnologia. Confira no depoimento abaixo como esse encontro aconteceu:
Marketing é sobre pessoas
Abel Reis vê o marketing como um modo de dar sentido a vida das pessoas. “Não enxergo o marketing como uma ferramenta de venda ou divulgação e construção de marcas, embora seja tudo isso. O que me seduziu no marketing foi a possibilidade de tocar corações e mentes através de ferramentas imersivas, é o que as tecnologias digitais proporcionam hoje”, diz.
O futuro do marketing para Abel Reis
A grande questão de Abel para o futuro do marketing é a qualidade do relacionamento entre tecnologia e pessoas. “Naturalmente, há uma tentação a delegar à tecnologia papéis que são humanos e não podem ser substituídos, como a paixão e comprometimento, por exemplo. Creio que viveremos décadas de inovação tecnológica entre consumidores e negócios”. Embora essa mudança esteja cada vez mais próxima, é fundamental que a sociedade compreenda o papel da inteligência artificial na vida das pessoas. “Não tenho respostas, mas espero fazer parte disso”, finaliza.
Para conferir todos os depoimentos de Acadêmicos e Hall of Famer da Abramark, clique aqui.