Criação é da Nacional Comunicação
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e o tipo mais comum de demência. A sua prevalência aumenta à medida que a população envelhece. No Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência e cerca de 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.
Em virtude do número crescente de casos da doença pelo mundo, o dia 21 de setembro foi escolhido pela Associação Internacional do Alzheimer para divulgar globalmente informações sobre a doença, como os principais sintomas, formas de tratamento e aconselhamento para os familiares dos pacientes. E, no Brasil, a Lei nº 11.736/2008 instituiu o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, que coincide com a mesma data do Dia Mundial.
Para não deixar essa data em branco, o Instituto Alzheimer Brasil (IAB) assina uma campanha tocante com imagens de pessoas que sofrem com a doença e a importância do apoio da participação família nesse momento. A música “O que é que há”, na voz de Fábio Jr, traduz a mensagem apresentada no final do filme – “Eles não sabem o que está se passando. Você sabe.” A criação é da Nacional Comunicação.
“Quem convive ou conviveu com a doença sabe o que é esse olhar perdido da pessoa com Alzheimer. Um olhar de medo, confusão, de pedido de ajuda. E foi essa mensagem que a gente tentou passar aqui, mudando a ótica de uma canção romântica. O Alzheimer ainda não tem cura, mas pode ter carinho, paciência, atenção”, diz David Romanetto, um dos criadores do filme.
Assista ao filme:
FICHA TÉCNICA:
Título: O que é que há
Cliente: Instituto Alzheimer Brasil
Aprovação Cliente: Elizabeth Piovezan
Agência: Nacional Comunicação
VP de Criação: Karina Monique
Diretor Executivo de Criação: Rafael Merel
Criação: David Romanetto e Leandro Câmara
Gerente de Produção: Lorena Sena
Coordenadora de Produção: Maria Monteiro
Produtora de áudio: A9
Produtora de vídeo: Maria Quitéria Filmes e Produções LTDA
Diretora Operacional: Márcia Guerra
Editor: Bruno Rogers
CG: Diego Alonso e Sergio Jr.
Coordenação de Pós: Érica Greco, Mathaeus Tota e Vanessa Miranda
Licenciamento: Universal Music Publishing e Fábio Jr
Imagens: Getty Images
Sobre o Instituto Alzheimer Brasil – IAB
O Instituto Alzheimer Brasil (IAB) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem qualquer vinculação político-partidária, com foro e sede em Curitiba (PR). Em 2017, iniciou suas atividades na cidade de São Paulo.
Ele foi fundado para reduzir o impacto da Doença de Alzheimer e de outras formas de demência, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas, dos seus familiares, dos cuidadores e da sociedade em geral.
Dentre as suas principais atividades, estão:
Promover a assistência social, educação e saúde em relação ao idoso;
Melhorar a consciência pública e a compreensão da Doença de Alzheimer e de outras formas de demência através de ações socioeducativas;
Capacitar profissionais com foco em demências;
Defender os direitos das pessoas idosas, especialmente das portadoras de demência;
O Instituto Alzheimer Brasil faz parte de outras entidades: Federação Brasileira de Associações de Alzheimer (FEBRAZ); Alzheimer Íbero América e Alzheimer’s Disease International (ADI).