Sócio-Fundador e Chief Creative Officer (CCO) da Dark Kitchen Creatives, agência “boutique”criada em outubro de 2020, que tem em seu modelo a resolução de diversos problemas de comunicação e marketing.
Em uma carreira de mais de 26 anos, trabalhou nas principais agências brasileiras, incluindo F/Nazca Saatchi & Saatchi, AlmapBBDO, Publicis Brasil, DM9DDB, Leo Burnett TM, F.biz e SunsetDDB.
Ao longo desta jornada, Jahara – como é mais conhecido no meio – trabalhou com alguns dos principais anunciantes do Brasil, como Jeep, Fiat, Volkswagen, Claro, Audi, Havaianas, Gol Linhas Aéreas, O Boticário, AB-Inbev (muitas marcas), Unilever (Seda, TresEmmé , CLoseUp, OMO), Samsung, P&G, Motorola, Bradesco, Itaú, Rico Investimentos, Nestlé, Seara, OLX, entre outros.
Ganhador de 43 Leões de Cannes, muitos Effie Awards, entre vários outros prêmios como D&AD, One Show, Clio Awards, ADC, Andy’s, AdStars, London Festival, FIAP, New York Festival, Wave, El Sol, El Ojo, ABP , Prêmio Abril Brasileiro, The Smarties Latam e Brazilian Creative Club, Jahara é um dos profissionais mais premiados do país nos anos 2010 em diante.
Entre outras conquistas pessoais, algumas estão no topo da sua carreira, como:
– O “Prêmio Caboré” de Profissional Criativo do Ano 2016 (o mais importante Prêmio Profissional do Brasil)
– Ad Age List “Top 10 Art Directors in the World” em 2013.
– Ad Age List “Top 10 Creative Directors in the World” em 2014.
– “Criativo do Ano” 2 vezes vencedor e 3 vezes indicado pela ABP (Associação Brasileira de Publicidade).
– Diretor de Arte mais premiado no Brazilian Creative Club
– “Marketing Hall of Fame” organizado pela AbraMark
– Listado entre os 100 criativos mais influentes pela CreativePool.
Participou como júri em muitos dos principais festivais internacionais de publicidade como Cannes Lions, D&AD, Clio, NYF, FIAP, Wave (Presidente de júri Cyber/Mobile), Effie Awards (Líder de Júri), Clube de Criação (Presidente por 2 vezes), El Ojo (Presidente in Cyber), ABP, The Smarties (Presidente de júri) entre outros.
Entre os trabalhos mais reconhecidos que fez estão: “Selos” para os Correios do Brasil; o lançamento da VW Fox no Brasil; “Vem pra Rua” para Fiat; “Enterro do Bentley” para a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO); “Meu sangue é Rubro-Negro” para o Banco de Sangue da Bahia e E.C. Vitória; “Não julgue, beije” para CloseUp; “Dirnk Repsonsbialy” e “#MyPrideDoesentStop” para a Ambev; entre muitos outros.
Com sua paixão por criar e comunicar, busca construir pontes que ajudem as marcas a se conectarem com as pessoas, alavancando as vendas, seja em produtos ou serviços. Sempre com o objetivo de promover verdadeiros vínculos entre marcas, consumidores e sociedade.
É um amante das artes plásticas e visuais, de viajar, de mergulhar e de basquete – uma paixão que não larga desde seus 10 anos.
Confira a entrevista em vídeo de Guilherme Jahara, publicada no portal da Abramark no dia 11 de fevereiro de 2022: