O Grupo Estado lançou ontem (17) um novo formato do seu jornal impresso para atender às expectivas levantadas em uma pesquisa durante 11 meses com seus assinantes, anunciantes e leitores. Acompanhando o movimento realizado em grandes veículos de comunicação da Europa e América Latina, como The Guardian, Corriere della Serra, El País, La Nación e El Comercio, entre outros, o novo formato é um marco na transformação do Estadão. O jornal está mais fácil de manusear, mais confortável para ler, com novos cadernos, novas seções e muito mais conteúdos. E, junto com todas as novidades, será mantida toda qualidade editorial e jornalística.
A publicação deixa de ter o tamanho 60 cm por 75 cm, que utilizava desde a fundação, em 1875. Agora, circulará no modelo “berliner”, com 31,5 cm por 47 cm. O jornal terá cores diferentes para cada seção. Além disso, o corpo da letra aumentou 0.2 ponto e a entrelinha, 1.0 ponto –essa mudança, de acordo com o Estadão, provoca uma “ebulição visual” e melhora a legibilidade.
Para Francisco Mesquita, diretor-presidente do Grupo Estado, essa renovação fortalece o contínuo progresso do grupo, símbolo de sua trajetória. “É mais um movimento liderado pelo Estadão no mercado brasileiro, mantendo nosso compromisso de sempre inovar e buscar as melhores soluções para nossos clientes”, completa o executivo.
Campanha publicitária de lançamento
Com o lançamento do novo produto, nasce também o movimento “Eu penso com o Estadão”, criado pela Lew’Lara/TBWA e apresentado por um time de sete colunistas do jornal: Adriana Fernandes, Eliane Catanhêde, Daniel Martins de Barros, Fernando Reinach, Leandro Karnal, Renata Cafardo e Sonia Racy. A iniciativa é a continuidade da campanha de posicionamento “Vem Pensar com a Gente”, veiculada em 2020, que apresentou as mudanças pelas quais o veículo estava passando, reposicionando e modernizando a marca. A ação reforça o conceito de que o Estadão é a plataforma pessoal de informação das pessoas, convidando-as a pensar juntos, seja nos canais digitais, seja no novo impresso. A campanha é resultado de um projeto construído e desenvolvido por um grupo de profissionais de Comunicação e Marketing, composto pelas equipes do Estadão e Lew’Lara\TBWA.
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