Os representantes de Reino Unido, EUA, Suécia Romênia, Itália, França e Canadá conquistaram os prêmios nas categorias Pharma, Health & Wellness, Outdoor, Print & Publishing e Design Lions
O Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, compartilha os primeiros vencedores do festival, premiados nas categorias Pharma, Health & Wellness, Outdoor, Print & Publishing e Design. Os países vencedores foram Reino Unido, EUA, Suécia, Romênia, Itália, França e Canadá – divulgados durante o Awards Show.
O prêmio do Lions Health e da United Nations Foundation – são concedidos a trabalhos criados por organizações e instituições sem fins lucrativos. Este ano, a AMV BBDO London, foi responsável pelo ‘addresspollution.org’ criado para (COPI) Central Office for Public Interest e ganhou o mérito. A campanha foi uma conscientização para os cidadãos da Grande Londres em verificar os níveis de poluição do ar próxima às respectivas casas, e essa ação despertou a conscientização por parte de agentes imobiliários e proprietários dos imóveis.
Categorias vencedoras
Os júris estão julgando os trabalhos de 2020 e 2021; eles concederão um Grand Prix para cada Leão, mas também terão a opção de conceder um Grande Prêmio referente a cada ano.
No Pharma Lions, que celebra a criatividade que transforma vidas, foram recebidas 509 inscrições, das quais 3 Leões foram premiadas com Ouro, 8 com Prata e 10 com Bronze. O Grand Prix foi concedido a Area 23, uma empresa da rede FCB Health de Nova York, EUA, para os ‘SICK BEATS’ de Woojer – o primeiro colete desenvolvido para liberação de vias aéreas para fibrose cística movido a música. Anne de Schweinitz, presidente do júri, e diretora geral global da Healthcare FleishmanHillard, disse sobre o Grand Prix: “Tornar a tecnologia um uso tão importante e bonito de uma forma tão legal, acho que realmente surpreendeu todos na sala do júri… Havia um sentimento subjacente de que seria algo realmente especial. ”
A categoria Health & Wellness Lions, a qual representa a criatividade para o bem-estar pessoal, o júri consagrou como vencedores 8 Leões de Ouro, 15 de Prata e 22 de Bronze, além de dois Grand Prix. A TBWA\London, Reino Unido , ganhou um Grand Prix por um projeto para Beco, ‘Beco. #StealOurStaff ‘, que aumentou a conscientização sobre a ‘Disability Employment Gap’ (Desigualdade de portadores de deficiência física no desemprego). A temática abordou as atitudes desatualizadas dos empregadores em relação às pessoas com deficiência. O Reino Unido também ganhou um segundo Grand Prix de Health & Wellness com a AMV BBDO de Londres, com o trabalho de ‘#WomenPainStories’ da Essity, a campanha de quebra de tabu sobre a dor que as mulheres enfrentam e suportam.
Outdoor Lions – Communication Track, em parceria com a Microsoft
Em Outdoor Lions, são julgados as produções que aproveitam os espaços públicos com a intenção de comunicar uma mensagem aos consumidores para uma experiência de marca. Ao total, foram 2.052 inscrições, sendo que o corpo de jurados premiou três Grand Prix além de 13 Leões de Ouro, 21 de Prata e 27 de Bronze. Os Grand’s Prix foram para as campanhas do Burger King ‘Dia 35’, ‘Dia 28’, ‘Dia 32’ criada pela Burger King, Miami / INGO, Estocolmo/ DAVID, Miami / Publicis Romênia, Bucareste; bem como Publicis Italy, Milan, para os ‘Shutter Ads’ da Heineken; e Publicis Conseil, Paris, França, para a ‘Renault – Village Electrique’.
Print & Publishing Lions – Communication Track, em parceria com a Microsoft
No Print & Publishing Lions, onde são premiados os trabalhos que demonstram criatividade excepcional na mídia impressa, das 1.012 inscrições, o júri concedeu um Grand Prix bem como 5 Leões de Ouro, 9 de Prata e 15 de Bronze. O Grand Prix foi concedido à Ogilvy London, UK/Ogilvy Toronto, Canadá por ‘Courage is Beautiful’. A campanha foi realizada para a Dove, que celebrou a força e a determinação dos trabalhadores da linha de frente em meio à pandemia do coronavírus. Em relação ao Grand Prix, a presidente do júri, Liz Taylor, diretora de criação global da Leo Burnett/diretora de criação da Publicis Communications North America, disse que eles criaram algo que fosse “perspicaz, bonito e inteligente, que era fiel à sua marca – não apenas fazendo isso – e vivemos além de nossa indústria.”
Design Lions – Communication Track, em parceria com a Microsoft
Os vencedores do Design Lions também foram anunciados no Awards Show de hoje. Comemorando o craftsmanship visual, entre 1.262 inscrições, o júri escolheu premiar dois Grand Prix, bem como 8 Leões de Ouro, 13 de Prata e 22 de Bronze. A AKQA Estocolmo, Suécia, ganhou um Grand Prix com o ‘H&M Looop’ da H&M, o primeiro sistema de reciclagem em loja do mundo, que transforma roupas velhas em novas. O segundo Grand Prix foi para a Superunion, London/Notpla Limited, London, RU, para o Notpla, um material revolucionário que visa fazer o plástico desaparecer.
Os Special Awards foram outorgados da seguinte forma:
Healthcare Network do Festival
- FCB Health
- The BlocPartners
- McCann Health
Healthcare Agency do Festival
- Area 23, an FCB Health Network Company, New York, EUA
- The Bloc, Nova York, EUA
- VCCP Health, Londres, RU
O Show de Premiação de hoje marcou o início do Cannes Lions Live e o primeiro de cinco shows de premiação que acontecerão ao longo da semana. A transmissão ao vivo de hoje continuará com a análise da obra do júri e entrevistas com os criadores das obras vencedoras. A The Outdoor Lions Debrief será a próxima sessão a ser transmitida, às 14h horário de Brasília, nesta segunda-feira (21) – com conteúdo de análise de dados, entrevistas com o júri e os vencedores comentado sobre os trabalhos. A conversa será mediada pelo pesidente do júri Luiz Sanches, Charmain e CCO da AlmapBBDO, juntamente com Fernando Scheller, jornalista do Estadão.