Segundo o Spotify, o objetivo é “entregar aos ouvintes o conteúdo certo, na hora certa, e acelerar o crescimento da categoria em todo o mundo”
Nesta quinta-feira (17), o Spotify, plataforma de streaming, anunciou a compra de um serviço que facilita a descoberta de novos podcasts e permite aos criadores de conteúdo uma melhor divulgação de seus programas por meio de um algoritmo especial, a Podz. Segundo o Spotify, o objetivo é “entregar aos ouvintes o conteúdo certo, na hora certa, e acelerar o crescimento da categoria em todo o mundo.”
Os podcasts geralmente possuem mais do que 30 minutos de duração e isso dificulta que usuários encontrem o conteúdo. A Podz possui uma tecnologia de aprendizado de máquina de última geração a qual gera pequenos clipes que permite aos usuários ouvir um trecho dos melhores momentos dos episódios, como um trailer no caso de filmes, o que incentiva os usuários a acessar novos podcasts, principalmente agora que está competindo com assinaturas do Apple Podcasts, lançados nesta semana.
Segundo o The Verge, a nova ferramenta do Spotify vai ajudar os mais de 2,6 milhões de podcasts prontos para serem descobertos por novos usuários da plataforma.
“Essa capacidade, combinada com os 2,6 milhões de podcasts do Spotify na plataforma, aprendizados com nosso trabalho em descoberta de música e investimentos atuais em recomendação de podcast, levará a descoberta de podcast para o próximo nível – tornando mais fácil para ouvintes encontrarem o conteúdo que desejam ouvir e para que criadores sejam descobertos e construam uma base de fãs”, disse a empresa, em comunicado.