tim-marketplace.

TIM é primeira empresa do Brasil e líder do setor de telecom mundial em ranking de diversidade e inclusão

TIM ocupa 19ª posição no Refinitiv D&I Index, índice que avalia ambientes de trabalho diversos e inclusivos

O compromisso da TIM com uma cultura organizacional diversa e com equidade de oportunidades para todas as pessoas acaba de receber mais um importante reconhecimento mundial. A operadora é a primeira empresa brasileira no ranking Refinitiv Diversity & Inclusion Index de 2021, que mede o desempenho de mais de 11 mil empresas — o equivalente a 80% do mercado global — com base em iniciativas de diversidade, inclusão, e desenvolvimento de carreiras. O resultado da análise, divulgado nesta semana, mostra ainda a empresa na 19ª colocação geral e liderando a lista de companhias do setor de telecomunicações de todo o mundo.

“Estamos orgulhosos desse resultado, que nos motiva a evoluir ainda mais em prol de uma sociedade onde os valores da nossa marca — coragem, respeito e liberdade — são fundamentais. A jornada de diversidade e inclusão é uma caminhada constante e um dos diferenciais da TIM é o engajamento de todas as nossas pessoas nesse percurso, desde o CEO até os níveis operacionais”, destaca Maria Antonietta Russo, vice-presidente de Recursos Humanos da TIM.

A executiva reitera ainda a importância da diversidade para a sustentabilidade do negócio: “um ambiente de trabalho que valoriza diferentes habilidades e onde todas as pessoas são respeitadas é uma alavanca para a inovação. Não é à toa que a TIM é reconhecida por ser a operadora mais inovadora do mercado brasileiro e vem apresentando resultados financeiros e operacionais positivos”.

O ranking é feito desde 2016 pela Refinitiv, um dos maiores fornecedores mundiais de dados ESG (práticas ambientais, sociais e de governança) para o mercado financeiro, e proporciona aos investidores uma visão crítica e diferenciada das maiores companhias globais de diversidade e inclusão. A avaliação coleta — manualmente e também por meio de inteligência artificial — dados públicos, presentes em fontes como relatórios de sustentabilidade, relatórios financeiros, sites corporativos e notícias publicadas na imprensa. O índice é calculado pesando cada métrica com base na importância no mercado e como cada empresa se compara com seus pares.

A TIM se destaca por diferentes iniciativas e indicadores, como a presença de mulheres no Conselho de Administração — a empresa é uma das companhias da B3 com maior representatividade feminina no CDA; metas de mulheres na liderança e contratação de profissionais negros; benefícios e treinamentos oferecidos aos colaboradores e a busca por um ambiente de trabalho confortável e flexível. Em 2021, a operadora aderiu ainda a grupos empresariais comprometidos com a diversidade e inclusão, como o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e a Rede Empresarial de Inclusão Social e se tornou signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global das Nações Unidas.

A empresa também investe em iniciativas que promovem a diversidade e a inclusão por meio da tecnologia, como o Teclado Consciente TIM, aplicativo gratuito para smartphones que identifica o uso de termos e palavras preconceituosas, explica a origem e sugere substituições. Outro exemplo é o movimento liderado pela operadora e que reúne empresas de vários setores para ampliar o acesso de mulheres ao mercado de trabalho. Lançado em julho, o projeto já tem mais de 30 companhias participantes que oferecem, por meio do aplicativo Mulheres Positivas, cursos de capacitação e vagas de emprego para mulheres de todo o Brasil.

Em junho, a TIM Brasil já havia recebido o prêmio Diversity in Tech Award, que homenageia organizações que defendem e promovem a igualdade, a diversidade e os direitos humanos no setor de tecnologia. O reconhecimento veio por meio da GSMA, que reúne mais de mil empresas de telefonia móvel. A companhia está presente também na carteira de diversos índices relevantes do mercado, como o Índice de Sustentabilidade Empresarial — onde figura há 13 anos, sendo a operadora por mais anos seguidos na lista, o S&P/B3 Brasil ESG e o Índice Carbono Eficiente (ICO2), todos da B3.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas