tim-marketplace.

TIM é primeira empresa do Brasil e líder do setor de telecom mundial em ranking de diversidade e inclusão

TIM ocupa 19ª posição no Refinitiv D&I Index, índice que avalia ambientes de trabalho diversos e inclusivos

O compromisso da TIM com uma cultura organizacional diversa e com equidade de oportunidades para todas as pessoas acaba de receber mais um importante reconhecimento mundial. A operadora é a primeira empresa brasileira no ranking Refinitiv Diversity & Inclusion Index de 2021, que mede o desempenho de mais de 11 mil empresas — o equivalente a 80% do mercado global — com base em iniciativas de diversidade, inclusão, e desenvolvimento de carreiras. O resultado da análise, divulgado nesta semana, mostra ainda a empresa na 19ª colocação geral e liderando a lista de companhias do setor de telecomunicações de todo o mundo.

“Estamos orgulhosos desse resultado, que nos motiva a evoluir ainda mais em prol de uma sociedade onde os valores da nossa marca — coragem, respeito e liberdade — são fundamentais. A jornada de diversidade e inclusão é uma caminhada constante e um dos diferenciais da TIM é o engajamento de todas as nossas pessoas nesse percurso, desde o CEO até os níveis operacionais”, destaca Maria Antonietta Russo, vice-presidente de Recursos Humanos da TIM.

A executiva reitera ainda a importância da diversidade para a sustentabilidade do negócio: “um ambiente de trabalho que valoriza diferentes habilidades e onde todas as pessoas são respeitadas é uma alavanca para a inovação. Não é à toa que a TIM é reconhecida por ser a operadora mais inovadora do mercado brasileiro e vem apresentando resultados financeiros e operacionais positivos”.

O ranking é feito desde 2016 pela Refinitiv, um dos maiores fornecedores mundiais de dados ESG (práticas ambientais, sociais e de governança) para o mercado financeiro, e proporciona aos investidores uma visão crítica e diferenciada das maiores companhias globais de diversidade e inclusão. A avaliação coleta — manualmente e também por meio de inteligência artificial — dados públicos, presentes em fontes como relatórios de sustentabilidade, relatórios financeiros, sites corporativos e notícias publicadas na imprensa. O índice é calculado pesando cada métrica com base na importância no mercado e como cada empresa se compara com seus pares.

A TIM se destaca por diferentes iniciativas e indicadores, como a presença de mulheres no Conselho de Administração — a empresa é uma das companhias da B3 com maior representatividade feminina no CDA; metas de mulheres na liderança e contratação de profissionais negros; benefícios e treinamentos oferecidos aos colaboradores e a busca por um ambiente de trabalho confortável e flexível. Em 2021, a operadora aderiu ainda a grupos empresariais comprometidos com a diversidade e inclusão, como o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e a Rede Empresarial de Inclusão Social e se tornou signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global das Nações Unidas.

A empresa também investe em iniciativas que promovem a diversidade e a inclusão por meio da tecnologia, como o Teclado Consciente TIM, aplicativo gratuito para smartphones que identifica o uso de termos e palavras preconceituosas, explica a origem e sugere substituições. Outro exemplo é o movimento liderado pela operadora e que reúne empresas de vários setores para ampliar o acesso de mulheres ao mercado de trabalho. Lançado em julho, o projeto já tem mais de 30 companhias participantes que oferecem, por meio do aplicativo Mulheres Positivas, cursos de capacitação e vagas de emprego para mulheres de todo o Brasil.

Em junho, a TIM Brasil já havia recebido o prêmio Diversity in Tech Award, que homenageia organizações que defendem e promovem a igualdade, a diversidade e os direitos humanos no setor de tecnologia. O reconhecimento veio por meio da GSMA, que reúne mais de mil empresas de telefonia móvel. A companhia está presente também na carteira de diversos índices relevantes do mercado, como o Índice de Sustentabilidade Empresarial — onde figura há 13 anos, sendo a operadora por mais anos seguidos na lista, o S&P/B3 Brasil ESG e o Índice Carbono Eficiente (ICO2), todos da B3.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas