google tensor

Novo Google Tensor deve ultrapassar Snapdragon 888

Nesta quarta-feira, o site GizChina informou que a partir de um dispositivo Google Pixel 6 Pro, que só deverá chegar ao público em outubro, o chip do aparelho do Google pode ser mais rápido do que o Snapdragon 888, com potencial para se tornar um dos mais poderosos no campo do Android.

Para se ter uma ideia do que representa a estreia do chip Tensor do Google, é preciso lembrar que a maioria dos processadores Advanced RISC Machine (ARM) presentes em smartphones atualmente trabalha com a arquitetura “big.LITTLE”. Chamados de heterogêneos, os processadores big.LITTLE combinam núcleos de alto desempenho com outros de baixo consumo de energia.

Dessa forma, o trabalho dos núcleos se alterna. Em demandas de alta carga, como jogos, os núcleos grandes são ativados, e os pequenos desativados. Quando o cenário se inverte e o dispositivo fica ocioso ou executando tarefas leves, é a vez de os núcleos LITTLE (pequenos) serem utilizados.

Foi possível confirmar os núcleos escolhidos pelo Google, em uma seleção curiosa: o chip empregará uma combinação de 2 + 2 + 4, sendo dois núcleos Cortex-X1 de máximo desempenho, dois Cortex-A76 de alta performance e quatro Cortex-A55 de baixo consumo. Enquanto a presença de dois Cortex-X1 indica potência de sobra para as tarefas mais pesadas, os Cortex-A76 são duvidosos.

Anunciados em 2018, esses núcleos já foram sucedidos pelo Cortex-A77 e Cortex-A78, significativamente mais eficientes e potentes. Felizmente, outras especificações mostram um cenário mais positivo — a GPU será a Mali-G78, mesma do Exynos 2100, rodando a 848 MHz, mas ainda sem nível de desempenho estimado, já que não há informações sobre a contagem de núcleos, e haverá suporte para decodificação de vídeos em AV1.

Fora isso, a família Pixel 6 pode ser uma opção atraente para quem preza pela qualidade de áudio, já que contará com suporte para os codecs de áudio Bluetooth aptX e aptX HD, da Qualcomm, além do aclamado LDAC, da Sony. A nova geração de celulares do Google pode ser anunciada em 19 de outubro, caso os teasers realmente contenham uma mensagem escondida.

De qualquer forma, somente com a chegada oficial da série Pixel 6 será possível avaliar o desempenho real do Google Tensor.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas