A David São Paulo recebeu 3 Yellow e 1 Graphite Pencil no D&AD 2023. A rede como um todo ficou com 14 Pencils (3 Yellow, 4 Graphite, 7 Wood), sendo a agência brasileira mais premiada do festival. As campanhas consagradas foram Burger Glitch e Duet Delivery, ambas criadas para o Burger King. A cerimônia de premiação do D&AD 2023 aconteceu nos dias 24 e 25 de maio em Londres e distribuiu no total 639 Pencils, sendo dois Black Pencils, o equivalente ao Grand Prix, para: Pharrell Williams – Cash in cash out, da Sony Music Entertainment e Columbia Records, e Heartbeat drum machine, da Abby World para The Swedish Heartchild Foundation.
“Esses resultados confirmam nossos objetivos: colocar na rua todos os dias trabalhos que gerem conversa e atraiam atenção das pessoas. São prêmios que reconhecem o talento de toda a equipe e a coragem de um cliente que tem sido nosso parceiro em criatividade por tantos anos”, comenta Edgard Gianesi. Ed, como é conhecido, divide a liderança da criação da David com Renata Leão e ambos são ECD (foto em destaque). “É mais um grande momento que merece ser celebrado. Todos nós sabemos da rigidez a da dificuldade em se ganhar prêmios tanto no One Show quanto no D&AD. E ser consagrada como a agência brasileira mais premiada, num mercado tão concorrido e cheio de talentos, deixa a nossa conquista ainda mais especial”, completa Renata.
A Africa Creative ficou em segundo lugar com cinco Pencils, mas com pesos menores na premiação. A agência recebeu dois Wood Pencil para o trabalho Spoon-friez, para o cliente Kraft Heinz, nas categorias Experiential/B2C Activations e Direct/Products & Services. A Africa ganhou ainda dois Graphite Pencil para Unbreakable courts, criada para AB Inbev, em Media e Spatial Design, e mais um Wood Pencil para Bring home the bud, também para a AB Inbev, em trabalho conjunto com a Wieden+Kennedy New York.
Em terceiro lugar no ranking das agências brasileiras, aparecem empatadas a GUT São Paulo, que ganhou um Graphite Pencil para o Mercado Livre com Files of freedom e um Wood, também para o Mercado Livre, com a campanha The best-seller constitution; e a VMLY&R, que recebeu um Graphite e um Wood para Buscapé. Back to city of God para Vivo.
A AKQA São Paulo conquistou dois Wood Pencil para The real airdrop, desenvolvido para Garena, nas categorias Experiential/Use of AR e Media/Mobile. A FCB Brasil também ganhou dois Wood Pencil com The Future is Black para Revista Raça e Cashback for you Jersey’s Back, para Flash Benefícios.
A BETC Havas, Droga5 e Energy BBDO ganharam um Wood Pencil cada uma, respectivamente, com os seguintes trabalhos: Petra milk, para Grupo Petrópolis; Levi’s – The greatest story ever worn, para Levi Strauss; e Gun survivor reviews, para Guns Donw America.
O Brasil também ganhou dois Graphite Pencil e dois Wood com o case The bridge, em um trabalho conjunto entre Brasil, Canadá e Estados Unidos. Assinam a peça criada para Paws NY a agência Klick Health e o estúdio brasileiro LightFarm Studios. Já o Estúdio Boreal recebeu um Wood Pencil com Sun warnings, em um trabalho feito com a Ogilvy Singapore para Unilever. A Design Bridge and Partners assegurou um Graphite Pencil com Funky Chicken para Frango Assado e o Studio Drama um Graphite com Vogue Brasil Typeface para a revista Vogue.
No total, os brasileiros encerrou o festival com 27 Pencils e na sétima posição no ranking de países, com 148 pontos. O top 5 este ano traz Estados Unidos, Reino Unido, França, Austrália e Canadá.
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