Como diferenciais, companhia tem a base de 36 milhões de clientes ativos, dados proprietários para ampla segmentação e pontos de contato ao longo da jornada do usuário
O PicPay anuncia sua entrada no mercado de mídia, como a primeira companhia do setor na América Latina a integrar anúncios à jornada de um aplicativo de serviços financeiros. A nova unidade de negita obtida em 2023.
O lanócio, em teste desde setembro, já conta com cerca de 20 clientes. A expectativa para 2024 é multiplicar por 10 a receçamento posiciona a companhia para atender a um mercado endereçável de US$ 8 bilhões só no Brasil em 2022. Mais de 80% desse investimento em mídia é direcionado ao mobile, segmento em que o PicPay tem forte presença, com seus mais de 36 milhões de clientes ativos. Nos próximos três anos — até 2027 —, a expectativa é de que esse ramo cresça aproximadamente 60%, segundo a empresa de pesquisa de mercado Insider Intelligence.
“A inclusão de ads às plataformas já é uma realidade em diversos mercados, em especial o varejo, e nós acreditamos que o setor financeiro vai passar por um processo similar. Com a natureza disruptiva do PicPay, fazia sentido nos posicionarmos como pioneiros e incluir anúncios também na jornada do app, aproveitando a oportunidade de negócio sem onerar a experiência dos nossos clientes”, afirma Felipe Julião, executivo de Ads do PicPay.
Escala, first-party data e pontos de contato na jornada são diferenciais
Além da escala de sua base de clientes, o PicPay tem como diferencial sua capacidade de conhecer profundamente o usuário e compreender seu comportamento como um todo, com dados proprietários, conhecidos no mercado como first-party data.
Enquanto outros aplicativos estão presentes em momentos específicos do dia — na hora de fazer uma compra, pedir um carro de aplicativo ou um delivery —, o ecossistema do PicPay faz parte de diversas rotinas diárias, seja para fazer um pagamento no cartão ou boleto, uma compra no Shop, aplicar dinheiro, além de gerenciar contas e investimentos de outros bancos em um só app, através do Open Finance. Em fevereiro deste ano, a companhia tinha 16,5% do market share de todos os consentimentos, com mais de sete milhões de autorizações.
“São milhões de pessoas que usam o aplicativo todos os dias e mais de 3 bilhões de interações por mês. Isso potencializa o alcance das marcas e com alta capacidade de segmentação, e nos permite elaborar campanhas para todas as etapas do funil, com brand safety e de acordo com o objetivo do anunciante. É um novo momento do mercado, que precisa se preparar para o fim dos cookies [que coletam dados dos usuários em navegadores]”, reforça Julião.
O PicPay também se beneficia de sua capilaridade, que alcança 99% do território nacional e em que 1 em cada 4 brasileiros têm o aplicativo. Isso se deve ao alto reconhecimento da marca, que foi em 2023 o segundo app de finanças mais baixado no país.
Julião acrescenta que outro benefício de PicPay Ads para os anunciantes que buscam otimizar e diversificar seus planos de mídia é estar conectado à rede Google, que permite comprar mídia de forma unificada e ter uma visão completa de suas campanhas e KPIs. Para avançar de forma sólida no mercado de publicidade, o PicPay está em conversas com as maiores agências do Brasil, o que também é uma “forma inteligente de trazer novos parceiros para o ecossistema financeiro”, finaliza.