general motors administração moderna peter drucker educação empreendedorismo

Drucker’s Daily – 0048 – Comunicação organizacional a favor das empresas

O conceito de comunicação organizacional tem sido discutido frequentemente, nos quais há a preocupação em manter um bom relacionamento. Entre os principais fatores a serem considerados durante a gestão da comunicação organizacional estão: a produtividade, a motivação e o bem-estar durante a longa jornada de trabalho.

Entretanto, a pauta dessa comunicação requer outros detalhes para que seja implementada uma cultura organizacional efetiva. De acordo com Peter Drucker, mais de 60% dos problemas e conflitos de uma empresa estão ligados a falhas de comunicação.

A princípio, é indispensável estabelecer uma forma de diálogo interno que respeite o sigilo de determinadas informações – considerando as questões éticas – ao mesmo tempo em que os colaboradores possam se informar de todas as ocorrências e transformações da empresa.

Esse formato de diálogo é necessário para integrar as informações vitais do ambiente corporativo e otimizar a comunicação empresarial, permitindo que elas estejam sempre ao alcance de todos os departamentos com clareza e objetividade. Na prática, os gestores devem definir uma rotina de reuniões periódicas, um mural de avisos e uma ferramenta de e-mail para envios de conteúdos informativos. Confira o Drucker’s Daily de hoje sobre comunicação organizacional:

 

A consequência de uma comunicação organizacional bem estruturada e implementada é uma “atmosfera” interna agradável e um vínculo profissional efetivo. Com isso, tem-se ainda uma maximização da produtividade e maior agilidade nas tomadas de decisões, já que as informações serão repassadas com precisão.

É importante ressaltar, porém, que a valorização é outro tópico a ser considerado durante a estruturação da comunicação corporativa. Os esforços individuais devem ser reconhecidos, com o intuito de demonstrar que há grande estima pelos talentos da equipe.

Via: Segs

Para conferir os episódios anteriores do Drucker’s Daily, clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas