general motors administração moderna peter drucker educação empreendedorismo

Drucker’s Daily – 0055 – O teste do espelho, segundo Peter Drucker

Você sabe o que significa a ‘teste do espelho’? Peter Drucker, consultor e pai da administração moderna, ensinou que manter vivos os valores e a ética profissional devem sobressair no ambiente corporativo. As diferenças étnicas e a ambição desenfreada de alguns profissionais, entre outras razões, podem mexer muito com as relações internas e com a rotina de uma organização, além da carreira.

Ser a pessoa que aparece no espelho pode ser assustador, mas não é tão maluco assim, mesmo para quem vive no mundo corporativo. Drucker sempre recomendou o “teste do espelho”. No Drucker’s Daily de hoje, Francisco Madia ilustra bem como funciona, confira:

Teste do espelho

Segundo Drucker, um respeitado diplomata respeitado das Grandes Potências no início do Século XX foi o embaixador da Alemanha em Londres. Claramente, ele estava predestinado a algo grande, no mínimo o cargo de Ministro das Relações Exteriores de seu país, se não o de chanceler. No entanto, em 1906, ele pediu demissão subitamente. O Rei Eduardo VII ocupava o trono britânico havia cinco anos e o corpo diplomático ia lhe oferecer um jantar. Como decano do corpo diplomático, o embaixador da Alemanha seria o mestre de cerimônias.

“O Rei Eduardo VII era famigerado mulherengo e deixou claro que tipo de jantar queria –no final […] prostitutas despidas e luzes baixas. O embaixador da Alemanha preferiu renunciar a presidir esse jantar. “Eu me recuso a ver um cafetão no espelho na hora de fazer a barba”. Esse é o Teste do Espelho. O que a ética exige é que se faça a pergunta a si mesmo: Que tipo de pessoa eu quero ver pela manhã, na hora de fazer a barba ou passar batom?”, contou Drucker.

Por mais que exista o desejo de separar nossa vida particular do espectro profissional, é preciso lembrar que somos pessoas e não robôs. Ou seja, também levamos nossos valores culturais e morais para o ambiente de trabalho. Então, imagine cada uma das pessoas que compõem uma empresa levando suas crenças pessoais para o ambiente corporativo.

Certamente muitos conflitos podem surgir devido à diversidade no ambiente de trabalho. Evitar isso é a base fundamental para a criação de um manual de postura que defina a ética profissional em determinada organização.

Para conferir os episódios anteriores do Drucker’s Daily, clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas