Drucker’s Daily – 0055 – O teste do espelho, segundo Peter Drucker

Você sabe o que significa a ‘teste do espelho’? Peter Drucker, consultor e pai da administração moderna, ensinou que manter vivos os valores e a ética profissional devem sobressair no ambiente corporativo. As diferenças étnicas e a ambição desenfreada de alguns profissionais, entre outras razões, podem mexer muito com as relações internas e com a rotina de uma organização, além da carreira.

Ser a pessoa que aparece no espelho pode ser assustador, mas não é tão maluco assim, mesmo para quem vive no mundo corporativo. Drucker sempre recomendou o “teste do espelho”. No Drucker’s Daily de hoje, Francisco Madia ilustra bem como funciona, confira:

Teste do espelho

Segundo Drucker, um respeitado diplomata respeitado das Grandes Potências no início do Século XX foi o embaixador da Alemanha em Londres. Claramente, ele estava predestinado a algo grande, no mínimo o cargo de Ministro das Relações Exteriores de seu país, se não o de chanceler. No entanto, em 1906, ele pediu demissão subitamente. O Rei Eduardo VII ocupava o trono britânico havia cinco anos e o corpo diplomático ia lhe oferecer um jantar. Como decano do corpo diplomático, o embaixador da Alemanha seria o mestre de cerimônias.

“O Rei Eduardo VII era famigerado mulherengo e deixou claro que tipo de jantar queria –no final […] prostitutas despidas e luzes baixas. O embaixador da Alemanha preferiu renunciar a presidir esse jantar. “Eu me recuso a ver um cafetão no espelho na hora de fazer a barba”. Esse é o Teste do Espelho. O que a ética exige é que se faça a pergunta a si mesmo: Que tipo de pessoa eu quero ver pela manhã, na hora de fazer a barba ou passar batom?”, contou Drucker.

Por mais que exista o desejo de separar nossa vida particular do espectro profissional, é preciso lembrar que somos pessoas e não robôs. Ou seja, também levamos nossos valores culturais e morais para o ambiente de trabalho. Então, imagine cada uma das pessoas que compõem uma empresa levando suas crenças pessoais para o ambiente corporativo.

Certamente muitos conflitos podem surgir devido à diversidade no ambiente de trabalho. Evitar isso é a base fundamental para a criação de um manual de postura que defina a ética profissional em determinada organização.

Para conferir os episódios anteriores do Drucker’s Daily, clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas