Marcos Henrique Nogueira Cobra é mestre e doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, onde hoje é Professor Titular e Chefe do Departamento de Marketing.
Consultor de empresas para as áreas de Marketing e Planejamento Organizacional, no Brasil e no exterior, Marcos é autor de 32 livros de Marketing e Vendas, sendo que desses, 3 são editados para o mercado hispânico, bem como, de vários artigos para as principais revistas e jornais do país.
Atualmente, além de integrar a ACADEMIA BRASILEIRA DE MARKETING, Marcos Cobra é Presidente da ALAM – Associação Latino Americana de Acadêmicos de Marketing, entidade que congrega professores latino americanos de Marketing com a missão de desenvolver o intercâmbio de experiências no desenvolvimento do Marketing Latino Americano.
Marcos Cobra atuou também, de 1990 a 1994 como Diretor Executivo e Diretor de Pesquisas da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes; foi Reitor da Academia de Serviços TAM de 2000 a 2001; Coordenador de Intercâmbios Internacionais de 1988 a 1992; e Sub Coordenador do GVPEC -Programa de Educação Continuada da Escola de Administração de Empresas de S.Paulo da FGV, de 1986 a 1988.