Empresas italianas Enel X, Leonardo e TIM assinam memorando para desenvolver projetos de cidade inteligente no Rio

A Enel X Brasil, Leonardo e TIM – três principais empresas italianas e referências mundiais nos setores de energia, mobilidade elétrica, tecnologias, conectividade e segurança cibernética- e o governo do estado do Rio de Janeiro assinaram nesta terça (1), no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro, um memorando de intenções para iniciar o estudo de soluções conjuntas para transformar o Rio de Janeiro em modelo de cidade inteligente, segura e resiliente. Com amplo portfólio em Energia, Segurança e Comunicações e uma abordagem orientada a serviços, as três empresas oferecerão ao Brasil soluções integradas sob medida, abordando todo o ciclo de vida do projeto.

Pelo acordo, cada empresa desenvolverá e fornecerá capacidades fundamentais nas áreas de transporte, conectividade, transformação digital e energia, oferecendo soluções conjuntas para uma e-cidade conectada, além de contribuir de forma eficiente para trazer mais proteção, segurança e qualidade de vida aos cidadãos em suas atividades cotidianas, além de fornecer produtos e serviços que impulsionem a expertise da indústria brasileira.

Além disso, a parceria tem como objetivo identificar possíveis cidades cuja implantação de tecnologias de cidades inteligentes podem ser aplicadas, buscando transformá-las em um “laboratório vivo” para as aplicações tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável na localidade.

Graças a este acordo, uma gama completa de serviços eletrônicos será oferecida: e-city, e-home, e-mobility, e-industries e também serviços digitais financeiros. Sistemas de energia e inteligência artificial serão aplicados para facilitar a vida dos cidadãos, agregando qualidade de vida e segurança ao seu cotidiano.

Consequentemente, as possíveis aplicações desenvolvidas para cidades inteligentes a partir da parceria está a implantação de tecnologias de segurança aos cidadãos, com conectividade e integradas a uma série de sensores inteligentes, que auxiliarão na medição do clima e nível de poluição, além de sistemas de recarga pública para veículos elétricos.

Para empresas e edifícios públicos, a parceria prevê a disseminação do conceito de eficiência energética, por meio do desenvolvimento de soluções de engenharia, oferta de energia renovável em usinas de geração distribuída e uso de plataformas de monitoramento em tempo real para climatização. O objetivo é oferecer soluções sustentáveis e inovadoras, proporcionando mais eficiência aos clientes.

Para o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, a parceria com estas três empresas italianas recoloca o Rio de Janeiro em um cenário da transformação digital e do desenvolvimento sustentável.
“A cooperação técnica vai apoiar o Governo do Estado com estudo e propostas de modelo de cidades inteligentes, seguras e resilientes. Este projeto será extremamente benéfico para o nosso estado à medida que vai proporcionar mais proteção, segurança e qualidade de vida aos cidadãos e às indústrias fluminenses. O movimento para atração de novos investimentos para o Rio de Janeiro já começou”, afirma o governador.

“Estamos trabalhando fortemente para avançar na eletrificação do consumo e oferecer soluções sustentáveis que contribuam para a reduzir as emissões de gás carbônico em todos os países em que atuamos. Nos centros urbanos, oferecermos serviços e produtos inovadores para tornar as cidades menos poluentes, mais digitais e circulares, com benefícios para toda a sociedade. A parceria com o governo do Rio de Janeiro, a Tim e a Leonardo fortalecem a estratégia da Enel X no Brasil, ampliando a capacidade de atuação da companhia, principalmente, no mercado de mobilidade elétrica e eficiência energética no Estado”, afirmou o Country Manager da Enel Brasil, Nicola Cotugno.

“A realização de Smart Cities seguras, a partir de uma visão integrada do contexto urbano, é uma das áreas em que a Leonardo quer dar uma contribuição decisiva, em benefício dos cidadãos do Brasil e do mundo. Para um desenvolvimento sustentável e digital do ambiente urbano é fundamental que as cidades sejam gerenciadas por novos modelos e soluções tecnológicas avançadas, como a plataforma X-2030 da Leonardo, que integra dados de fontes e sensores heterogêneos para garantir segurança, proteção ambiental, mobilidade flexível e eficiência na gestão de energia”, disse Francesco Moliterni, Diretor Internacional de Marketing & Campanhas Estratégicas e Vice-Presidente da Leonardo na Amárica Latina.

Mario Girasole, vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM Brasil, reforça a importância das parcerias para o desenvolvimento de projetos de transformação digital pelo país: “somos líderes de cobertura 4G no Brasil e pioneiros nos pilotos 5G já no Rio de Janeiro. Ao aliar conectividade com a oportunidade de oferecer serviços integrados, que contribuem para o desenvolvimento das cidades e da indústria nacional, estamos dando mais um passo para a transformação digital que precisamos e beneficiando principalmente a população. Nossa expectativa é que a parceria que fechamos hoje com o Governo do Rio de Janeiro para viabilizar novas soluções de IoT seja um grande exemplo do que podemos oferecer e proporcionar a outras cidades e estados”.

#Abramark, #TIM, #EnelXBrasil, #Leonardo, #cidadeinteligente

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas