Transformar o futuro por meio da educação. Com esse propósito, a FTD Educação, uma das maiores empresas de soluções educacionais do país, completa 120 anos de história e apresenta a sua nova marca e a evolução do seu posicionamento no mercado educacional brasileiro.
O rebranding foi desenvolvido pela consultoria de branding e estratégia Pande e acompanha um movimento de inovação nos serviços e produtos da empresa, além de preparar os lançamentos de novas frentes de negócio da companhia.
Inspirada nos quatro pilares conceituais que representam a empresa (inovadora, parceira, flexível e humana), a nova marca da FTD Educação ficou mais digital e conectada aos constantes movimentos e transformações da educação.
“A nova marca representa a evolução do posicionamento da FTD Educação, que vai muito além de ser uma empresa centenária de educação. É uma plataforma de soluções que provê conteúdos e ferramentas para todo o ecossistema de educação em prol da transformação do aluno e da sociedade”, destaca Ricardo Tavares, diretor-geral da FTD Educação.
Com faturamento anual de R$ 1 bilhão, alcançado no “Volta às aulas” de 2022, a FTD Educação anuncia novidades que chegarão a milhares de escolas e estudantes nos próximos meses. A plataforma gamificada de leitura Literama é uma delas. A solução educacional, com formato inédito no mercado brasileiro, cria um universo digital que convida jogadores/leitores a avançarem no game com seus avatares, lendo muitos livros e desvendando os mistérios de um mundo virtual baseado em grandes obras da literatura.
A empresa também apresenta inovações por meio do núcleo de parcerias com edtechs, o Órbita, projeto em sinergia com a aceleradora Hotmilk, que também faz parte do Grupo Marista. A iniciativa já mapeou mais de 120 startups, com cerca de 40 já selecionadas para dois pitchs que aconteceram em março e abril. “Estamos em fase de escolha para o impulsionamento efetivo das startups, mas já podemos identificar soluções incríveis e que certamente serão internalizadas”, explica Ricardo Tavares.
Algumas edtechs parceiras já estão desenvolvendo novas soluções educacionais para a empresa, como a Tindin, que trabalha com gamificação para educação e criou soluções para a Literama.
Atualmente, são 970 mil alunos e a expectativa é fechar 2022 com mais 1 milhão de alunos em seus sistemas de ensino, sendo 850 mil na rede privada e mais de 250 mil na rede pública.
A FTD Educação liderou o fornecimento das soluções educacionais para Ensino Médio nos programas do Ministério da Educação (PNLD), que implanta em todas as unidades do país a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular). “Ineditamente, somos a única empresa de educação do setor que tem uma enorme presença nas escolas privadas e nas redes de educação pública. Acreditamos que se transforma uma sociedade com educação para todos. Equidade é a palavra que nos norteia para sermos coerentes com nosso propósito de transformar a sociedade por meio da educação.”
Nova marca
Na evolução da identidade visual, a seta da marca FTD (o símbolo Delta) foi incorporada à letra D do novo logotipo, trazendo mais protagonismo para o elemento e enriquecendo a linguagem gráfica. O logo ganhou tons de azul mais vibrantes, que transmitem o conceito de inovação. A palavra “educação” passa a ser escrita com tipografia arredondada e em caixa baixa, tornando-a mais próxima e amigável.
Para apresentar a novidade, a empresa lança uma campanha institucional com o mote “Conectamos histórias. Construímos futuros. FTD Educação, 120 anos”, que destaca a efeméride de aniversário, celebrada no dia 23 de março, e que será comemorada durante todo o ano de 2022. Com peças para mídias digitais, redes sociais, revista e filme institucional de 1’30, a campanha destaca o compromisso da empresa com uma educação transformadora.
Assista:
#Abramark, #FTD, #FTDEducação, #Pande