Profissional com a visão mais consistente e atual sobre o desafio que é fazer trade marketing no Brasil ― um país de dimensões continentais
Formado em comunicação pela Faap e pós-graduado pela ESPM ― onde lecionou por 10 anos ―, João Carlos Zicard abriu sua agência em 1984, então chamada “Job”, após ter atuado com destaque na Alpargatas, Johnson & Johnson e Almap.
Sócio-fundador da Zicard – The Trade Marketing Agency, e ex-presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Marketing Promocional (Ampro), João Carlos é um profissional multidisciplinar, acumulando conhecimentos e experiências únicas no mercado. À frente de projetos inovadores, liderou o planejamento e a implantação de programas de incentivo, fidelidade e relacionamento para a indústria e varejo nos mais diversos setores de atuação, em ações de B2B e B2C.
Marcas como Sadia, Ambev e Johnson & Johnson alcançaram excelentes resultados com programas encabeçados por Zicard, verdadeiros benchmarks como “Sempre Juntos” e “Tô Contigo”, entre inúmeras outras iniciativas, que geraram resultados comprovados e emblemáticos às empresas envolvidas, beneficiando toda a cadeia, da fabricação ao consumidor final. Tanta especialização permitiu que, ao lado de desenvolvedores especialistas, fossem criadas plataformas de gestão de campanhas, sorteios e leituras de check-outs líderes de mercado. Trade Vision, Atmosphera, V_Bib e Pin Promotion trazem informação, customização, segmentação e inteligência de mercado às mais variadas ações, condensando muito da sabedoria e visão estratégica de João Carlos Zicard.
Com base em todo esse aprendizado, e olhando para as atuais demandas do mercado, o empresário acaba de reposicionar sua agência. Esta nova forma de enxergar os caminhos do trade marketing, com base nas necessidades e anseios de todos os profissionais envolvidos na cadeia de vendas e do consumidor atual ― cada vez mais exigente ―, em um ambiente de competição selvagem, reescrevem o setor de incentivo, fidelidade e relacionamento no Brasil. Programas que beneficiam a todos e informação segura e dirigida podem qualificar a produção e o consumo em nosso país. É nisso que João Carlos Zicard, e sua agência, acreditam e investem todo o capital de conhecimento acumulado no correr de 30 anos.
Confira a entrevista em vídeo de João Carlos Zicard, publicada no portal da Abramark no dia 8 de março de 2022: