Drucker’s Daily – 0057 – A influência de Peter Drucker no Unibanco

Em 1995, o Unibanco decidiu oferecer aos clientes o livro “Administração em tempos de grandes mudanças”, escrito por Peter Drucker.

Roberto Konder Bornhausen, então Presidente do Conselho de Administração do Unibanco fez a apresentação do livro, dizendo, dentre outras coisas, “Uma das características da sociedade ocidental moderna é sua enorme permeabilidade a mudança. Mas, quando transformada em padrão cultural, a mudança adquire ritmo vertiginoso, a adaptação ao futuro passa a ser um dos principais problemas do presente”.

No entanto, num lance de total ousadia, e de certa forma, irracional – por desconhecer os riscos que assumia e a impossibilidade de sucesso por inadequação cultural absoluta – , ao patrocinar essa primeira e exclusiva edição, o Unibanco preparava todos os seus clientes para o que anunciaria naquele ano, o Banco 1 / Banco 1.Net -, o primeiro banco digital brasileiro, e um dos primeiros do mundo.

Confira o Drucker’s Daily que fala sobre a disrupção do banco:

Em novembro de 2004, o Unibanco comunicou ao mercado que estava encerrando as atividades do Banco1.Net,
após ter comprado a posição de todos os demais sócios. No dia do encerramento, o Banco1.Net tinha 72 mil clientes e 200 funcionários que migraram para o Unibanco.

A avalanche de fintecs e bigtechs que se verifica em nosso país hoje, começou com essa iniciativa mais que prematura, e de certa forma, irresponsável do Unibanco.

Para conferir os episódios anteriores do Drucker’s Daily, clique aqui.

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

[dinamize-form id="1318"]
Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore