Cubo Itaú anuncia lançamento do hub Smart Mobility

O Cubo Itaú, hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico, ao lado da Bike Itaú, ConectCar, iCarros e vec Itaú, anuncia o lançamento de um hub para dar atenção especial às mobtechs. O Cubo Smart Mobility tem como principal objetivo estimular um ambiente de inovação voltado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam ser incorporadas à mobilidade das cidades do Brasil e da América Latina, beneficiando a população e incentivando o uso de modais ativos, além de melhorar o transporte público e o trânsito em geral. A iniciativa conta com o apoio da TIM e da Stellantis – empresas já atuantes no hub para evolução de suas transformações digital e cultural, incentivando a criação e desenvolvimento de startups em seus setores de atuação. A parceria com o Cubo Itaú, estabelecida desde 2019 com a TIM, dá visibilidade aos projetos e testes de 5G liderados pela operadora com a nova tecnologia, em um movimento pioneiro e inovador no mercado brasileiro. A Stellantis, por sua vez, é parceira do Cubo desde 2018 e atua no Hub com o foco em fomentar parcerias com startups e demais players do ecossistema de inovação aberta para o desenvolvimento de soluções para os desafios da mobilidade e da indústria automotiva.

A expectativa é que, a partir desta iniciativa, surjam novas startups focadas em mobilidade, cidades inteligentes, e aumente a quantidade de fornecedores e parceiros para a área. Por meio do apoio a ações B2B e B2C, será possível dar mais visibilidade ao setor e, como consequência, a adesão de inovação no sistema deve ocorrer de forma mais rápida, conectada e integrada a diferentes modais. Outro ponto, é que com o ecossistema mais unificado, é possível oferecer mais soluções alinhadas ao conceito de MaaS (Mobility as a Service).

O Itaú Unibanco embarcará nessa iniciativa por meio de suas diversas marcas que já fomentam, de formas diferentes e complementares, a mobilidade no Brasil. Além da Bike Itaú, projeto que há cerca de dez anos alia mobilidade urbana e tecnologia numa solução de compartilhamento em grandes centros urbanos, o banco trará sua referência em inovação dentro do setor automotivo com a presença do vec Itaú (veículo elétrico compartilhado) e do iCarros, marketplace do Itaú que oferece soluções para a compra e venda de veículos.

“Temos uma longa história de atuação ativa no ecossistema de mobilidade, em que já consolidamos as laranjinhas como uma alternativa relevante para uma micromobilidade mais eficiente nos grandes centros urbanos, além de colocarmos nossa expertise financeira para trabalhar em prol do setor automotivo, por meio de soluções de compra, venda e compartilhamento de veículos. Acreditamos que mobilidade e tecnologia precisam andar lado a lado e, diante disso, o lançamento do hub propiciará um sistema que funciona como um laboratório para o desenvolvimento de novos serviços e programas que nos ajudem a atingir nosso propósito de viabilizar o acesso das pessoas a soluções de mobilidade. Além disso, estamos certos de que a iniciativa será um novo marco para o desenvolvimento de conceitos tão necessários, como o de intermodalidade, e do modo de viver e coabitar no conceito de cidades inteligentes nas próximas décadas”, afirma Rodnei Bernardino de Souza, diretor do Itaú Unibanco.

As marcas do Itaú aproveitarão a oportunidade para acelerar novidades planejadas para o futuro próximo. No caso da Bike Itaú, por exemplo, está prevista a criação de projetos de integração intermodal em parceria com a Tembici com o intuito de beneficiar cidadãos como um todo e os usuários de seu sistema. Quanto ao vec Itaú, a ideia é inaugurar uma estação de compartilhamento de veículos elétricos no Cubo Itaú e em outros locais da cidade de São Paulo até o fim de 2022. Já o iCarros está desenvolvendo uma inteligência de recomendação de compra ou uso do carro de acordo com a necessidade do cliente.

Em um cenário de alta procura por carros por assinatura, de aumento de frotas cada vez mais conectadas em locadoras e de forte crescimento nas vendas de veículos pesados, as startups que atuam nestes segmentos também terão a oportunidade de se conectar ao Hub Smart Mobility e acelerar a digitalização da operação de transportadoras, locadoras e demais vertentes do mercado. Apenas no último ano, as vendas de caminhões tiveram alta de 43%, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Além disso, o segmento apresentou avanços significativos na eletrificação de frotas, tendência que deve ganhar mais força em 2022.

“Estar presente no Cubo Smart Mobility será, portanto, uma oportunidade para as marcas acessarem com facilidade o ecossistema de startups qualificadas para ajudar a acelerar a inovação no mercado e dentro de seus próprios negócios, além de firmar parcerias estratégicas com mobtechs e com os demais parceiros do hub, gerando novos negócios que contribuam com todo o setor”, completa Rodnei. No fim de 2021, o Itaú e a ConectCar lançaram, em parceria, a Tag Itaú, solução de meio de pagamento automático de mobilidade com cobertura em 100% das rodovias e em mais de 1.000 estacionamentos livre de mensalidade para os clientes do banco. A novidade é um exemplo de como diferentes marcas podem atuar de forma complementar para beneficiar a sociedade e facilitar o acesso das pessoas a soluções de mobilidade.

A mobilidade urbana é um setor que movimenta uma grande fatia da economia global. Segundo dados do Oliver Wyman Forum, até 2030 o mercado global de mobilidade deve crescer cerca de 75% saindo de US$ 14,9 trilhões em 2017 para 26,6 trilhões em 2030. Ainda segundo o report, o setor de “Serviços, Sistemas e Dados”, tido como representante da nova mobilidade, é o que promete despontar com 12,5% de taxa de crescimento anual. Já o setor de energia aplicada à mobilidade urbana poderá alcançar sozinho o marco de US$ 4,8 trilhões de valor de mercado em 2030.

Neste cenário de oportunidade, para a ConectCar, empresa de meio de pagamento automático de mobilidade, a intenção é promover eventos conjuntos, resultando em negócios voltados à inovação e democratização de serviços que facilitem a mobilidade urbana. “A ConectCar tem como objetivo a facilidade e a comodidade do ir e vir das pessoas, usando tecnologia de ponta para proporcionar uma experiência cada vez melhor. Fazer parte do hub Smart Mobility irá fortalecer ainda mais estes pilares e a busca por inovação com a potencial chegada de mais startups para o setor”, afirma Felix Cardamone, CEO da ConectCar.

Além de olhar com atenção para assuntos como geolocalização e parcerias com montadoras, a ConectCar também quer aproveitar o hub no Cubo Itaú para fomentar o intercâmbio e o benchmarking, estimulando grupos de trabalho a atuarem no impulsionamento do desenvolvimento de novos modelos de negócio ou novas frentes de atuação para a companhia. Segundo Felix, “a vertical de mobilidade do Cubo trará benefícios, tanto para grandes empresas, quanto para startups que antes não tinham uma representação tão clara. Fomentar a inovação aberta faz parte do DNA da ConectCar e, certamente, ser parte desse movimento conversa com o nosso plano estratégico”.

De acordo com o Startup Scanner Mobilidade, levantamento realizado pela Liga Ventures, em parceria com a PWC, há mais de 140 startups de mobilidade no Brasil distribuídas em 38 cidades e 10 categorias de atuação. Mais de 50% das startups estão no estado de São Paulo. Em relação a área em que atuam, 26% estão relacionadas à mobilidade elétrica, 10% e-sharing, 10% inteligência de dados, 10% e-hailing, entre outras.

“Ter a parceria dessas companhias para atuar em um hub que irá impactar não só o mercado, mas também a qualidade de vida da sociedade por meio da inovação e mobilidade é um importante indicador de amadurecimento para o Cubo. Queremos ter muitas histórias e projetos provenientes das conexões de valor realizadas no ecossistema para apresentar ao longo dos próximos meses”, finaliza Pedro Prates, co-head do Cubo Itaú.

 

#Abramark, #Itaú, #CuboItaú, #mobilidadeurbana

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas